Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estimativa do segmento é de incremento de 20% por ano, impulsionado também por artigos da linha têxtil.

Mesmo que ainda longe de se firmar, a produção de orgânicos vem crescendo no País como uma alternativa para consumidores exigentes e preocupados com a saúde e o meio ambiente. Para atender ao que ainda é um nicho de mercado, empresas e agricultores apostam no uso da produção sustentável, não só para os alimentos, mas também para peças do vestuário, cosméticos e medicamentos.

Segundo a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), Sylvia Wachsner, o mercado para esse setor cresce 20% ao ano. Um dos motivos é a utilização da produção para outros fins. “Cosméticos é uma área que está crescendo. Já existem também empresas que estão fazendo produtos de limpeza. Existem pessoas que são alérgicas aos químicos que vão nos produtos de lavar a louça. Eles são bons para as pessoas que usam e também para a água”, explica Sylvia.

Um exemplo é a Cooperativa Central Justa Trama, que fabrica peças de vestuário com base na produção agroecológica de algodão. Com base em Porto Alegre, reúne cerca de 700 trabalhadores de cinco estados brasileiros que trabalham desde a produção até a confecção das peças, passando pela tecelagem e fiação. Segundo a diretora-presidente da Justa Trama, Nelsa Fabian Nespolo, a articulação iniciou ainda no Fórum Social Mundial de 2005, realizado na Capital gaúcha, com a produção de 60 mil sacolas ecológicas. “A partir daí, a Justa Trama foi tomando corpo e começou a fazer as primeiras peças de algodão orgânico. Em 2008, começamos a fazer toda esta parte jurídica de constituir como uma cooperativa central das associações que trabalham com essa produção”, destaca.

Para Nelsa, o mercado da produção orgânica começa a se firmar a partir da consciência dos consumidores em relação aos produtos corretamente responsáveis com o meio ambiente. Para a diretora da cooperativa, o apelo ao orgânico é uma demonstração muito concreta do consumidor de que ele quer melhorar o ambiente e afirmar o compromisso de que quer mudar o planeta. “Temos buscado todos os espaços possíveis, desde feiras, lojas alternativas. Temos muitas organizações que na hora de fazer uma camiseta pensam na questão do meio ambiente e optam por fazer um produto orgânico. A nossa grande surpresa é que geralmente as pessoas que adquirem um produto são as que voltam para continuar adquirindo”, revela.

A grande dificuldade ainda é na obtenção da matéria-prima para a fabricação. O algodão que produz a roupa confeccionada pela Justa Trama vem do sertão do Ceará. Apesar do custo baixo, guiado pela norma que rege a economia solidária, Nelsa salienta que há uma dificuldade momentânea na região devido à seca no Nordeste brasileiro. “Mesmo assim, temos ampliado as nossas bases para outro estado, que é o Mato Grosso do Sul, onde começamos com seis agricultores e está se expandindo”, afirma Nelsa.

Formas de certificação da produção orgânica
•Certificação por auditoria: A concessão do selo SisOrg é feita por uma certificadora pública ou privada credenciada no Ministério da Agricultura. O organismo de avaliação da conformidade obedece a procedimentos e critérios reconhecidos internacionalmente, além dos requisitos técnicos estabelecidos pela legislação brasileira.
•Sistema participativo de garantia: Caracteriza-se pela responsabilidade coletiva dos membros do sistema, que podem ser produtores, consumidores, técnicos e demais interessados. Para estar legal, um SPG tem que possuir um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac) legalmente constituído, que responderá pela emissão do SisOrg.
•Controle social na venda direta: A legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para a agricultura familiar. Exige-se, porém, o credenciamento numa organização de controle social cadastrado em órgão fiscalizador oficial. Com isso, os agricultores familiares passam a fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.
Fonte: Ministério da Agricultura

http://www.guiadigital.info/index.php?not=1&pesq_not=1&most...

Exibições: 101

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço