A gigante espanhola do setor têxtil Inditex, número um mundial em lucros graças à marca Zara, viu seu crescimento desacelerar em 2013, ao mesmo tempo em que seguia investindo na abertura de novas lojas e na renovação das existentes.
No conjunto de seu exercício, fechado no fim de janeiro, o lucro líquido alcançou 2,38 bilhões de euros (3,31 bilhões de dólares), uma alta de 1% em ritmo anual.
A Inditex registrou, por sua vez, um volume de negócios de 16,72 bilhões de euros, em aumento de 5%, enquanto seu lucro operacional ajustado (Ebitda) permaneceu quase sem mudanças (+0,5%), em 3,93 bilhões de euros.
Estes números marcam uma clara desaceleração em relação ao ritmo de crescimento de 2012, ano em que o grupo espanhol viu seu lucro líquido disparar 22%, suas vendas aumentarem 16% e seu Ebitda progredir 20%.
Ao mesmo tempo, o grupo aumentou os investimentos, que passaram de 1,099 bilhão de euros a 1,24 bilhão, dedicando-os "principalmente à abertura de novas lojas, assim como à renovação e ampliação das lojas existentes", disse em um comunicado. Um número que deve aumentar ainda mais em 2014, a 1,35 bilhão de euros, disse.
Como consequência, os custos operacionais, que o grupo afirma manter sob um controle rígido, aumentaram 7%, "principalmente como resultado do crescimento das vendas e da nova superfície comercial aberta".
A Inditex tem atualmente 6.340 lojas em 87 países, após a abertura de 331 novas lojas nos últimos doze meses. O grupo emprega 128.313 pessoas.
http://br.noticias.yahoo.com/crescimento-espanhola-inditex-propriet...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por