Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Uma maneira rápida e fácil de desenvolver uma estampa de forma manual é a utilização do stencil. Essa é uma técnica usada para aplicar uma ilustração ou desenho em algum substrato têxtil. O desenho pode ser feito em papel ou acetato. O acetato é bem melhor, pois é mais resistente e não deixa a tinta vazar para o tecido.

E como fazer? Primeiro se escolhe um desenho, pode ser impresso ou feito a mão. Depois se coloca o acetato ou papel em cima no desenho e se corta as partes que serão vazadas (usar estilete). Depois, posiciona-se o stencil em cima do tecido e basta escolher a maneira que vai ser estampado. Podemos usar spray, pincel, esponja e borrifador, depende do efeito desejado.

O bacana é fazer testes antes, pois é possível montar diferentes estampas com stencil a partir de um desenho. Além de criar padrões e depois criar peças novas, também pode-se customizar peças, ornamentar artigos de decoração e paredes.

Existem pronto no mercado vários modelos de stencil, que são super úteis, como o do exemplo 1. O mais legal é a possibilidade de criar o seu próprio desenho e suas estampas personalizadas.

Estampa com stencil/ Fonte: Site O artesanato



Neste exemplo podemos verificar as etapas de criação de uma estampa. A imagem “A” nos mostra o stencil (comprado pronto, no mesmo acetato temos vários desenhos diferentes). Na imagem “B” a tinta está sendo aplicada com uma esponja. Na “C” a gente já consegue notar a concha que foi feita. Na imagem “D” é usado outro desenho e o pincel, pois a imagem tem mais detalhes e o pincel é a melhor opção.

Estampas com stencil feitas a partir de pintura com esponja e pincel/Fonte: Site O artesanato


No primeiro desenho, a estampa com stencil está pronta, com imagens diferentes e desenvolvida a partir do uso de duas técnicas para transferir a tinta para o tecido: esponja e pincel. O uso de cores é livre, o que torna o trabalho mais interessante. Só necessário cuidar para que desenho esteja bem seco para que se possa fazer os outros.

Esta é uma ótima maneira de desenvolver trabalhos manuais e usar a criatividade para o desenvolvimento de estampas diferentes. Brincar, experimentar e estimular a criatividade.


Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

http://www.audaces.com/br/Criacao/Falando-de-Criacao/2014/4/22/cria...

Exibições: 652

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço