Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

Em breve, acreditam os cientistas, será possível carregar vários dispositivos através da roupa

Investigadores que realizaram a experiência (créditos: Universidade da Carolina do Sul)

 

Uma equipa de cientistas da Universidade da Carolina do Sul (EUA) conseguiu converter tecidos em dispositivos de armazenamento de energia eléctrica. Este estudo pode ser a base para que num futuro próximo a roupa posso carregar telemóveis, tablets e outros dispositivos electrónicos.

A experiência, liderada pelos professores Xiaodong Li e Lihong Bao, é, acreditam, um salto significativo para o desenvolvimento de tecnologias que permitam às pessoas incorporar a electrónica na sua vestimenta.

O trabalho, acabado de publicar no «Advanced Material Journal», revela como os investigadores utilizaram uma simples camisa, embebendo-a numa solução de fluoreto, secando-a e aquecendo-o a temperaturas elevadas. Converteram, assim, a celulose do tecido em carbono, mas sem que o material perdesse a sua flexibilidade.

Descobriram também que se utilizassem pequenas partes de tecido como eléctrodos, o material actuaria como uma bateria eléctrica. Essas fibras foram revestidas com óxido de manganésio, melhorando o seu rendimento, explicou Li em declarações à BBC.

Todos os dias, vestimos os tecidos dos quais são feitos as nossas roupas. Um dia, estas poderão desempenhar mais funções, como armazenar energia eléctrica que permita carregar dispositivos”. Em breve, acredita o cientista, “veremos no mercado telefones e computadores portáteis que se podem enrolar, mas para que isso seja possível, necessitamos de dispositivos flexíveis para armazenar energia”

 

FONTE: CIENCIAHOJE.PT

Exibições: 125

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço