Criminosos continuam cobrando aluguel de vendedores ambulantes que ocupam as ruas do Brás, no Centro de São Paulo . Eles fazem a demarcação do espaço e usam gambiarras para puxar iluminação dos postes, como mostrou o Bom Dia São Paulo.
Durante a madrugada, a reportagem passou pelas ruas do Brás com uma câmera escondida. Do ano passado para cá, aumentou o número de ambulantes nas calçadas de pelo menos nove vias: Avenida Vautier, Rua Alexandrino Pedroso, Rua Vitor Hugo, Rua Elisa Witacker, Rua Rodrigues dos Santos, Rua João Teodoro, Rua Tiers, Rua Monsenhor Andrade e Rua Juta.
O ponto nas ruas mais movimentadas custa de R$ 10 mil a R$ 20 mil, além do aluguel semanal que deve ser pago pelos ambulantes.
Alguns Policiais Militares permanecem na rua, durante a madrugada. No entanto, a presença deles não intimida. Mesmo quando amanhece, os ambulantes ainda são vistos nas ruas.
Os comerciantes que trabalham legalmente reclamam da presença dos ambulantes, que não pagam impostos e vendem a mercadoria livremente.
Sobre o aumento de ambulantes nas ruas e o aluguel cobrado por criminosos, a Prefeitura de São Paulo informou, em nota, que assinou um novo convênio com o governo do estado para a Operação Delegada e que está prevista uma reunião com a associação de lojistas. Ainda segundo a prefeitura, de janeiro a abril foram apreendidos três mil sacos de produtos ilegais na região.
A Secretaria de Segurança Pública também mandou uma nota reforçando o novo convênio da Operação Delegada e que apreendeu 151 mil objetos falsificados no Centro.
FONTE e VIDEO: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/05/criminosos-cobram-alu...