Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Curso de Costura Divertida é uma distração nas férias

Uma almofada de moranguinho, uma boneca, uma saia e um vestido são algumas das peças produzidas pela primas Fernanda, de Cascavel, e Luísa, de Beltrão, no curso de Costura Divertida, no Ateliê Prenda Prendada. Cada uma desenvolveu suas próprias peças, sob a supervisão da artesã Ana Paula Armendaris.

Elas têm apenas 7 anos, mas pediram para aprender a costurar neste período de férias e os pais atenderam.

O curso é mensal, com duração de 12 horas, sendo que cada aula dura três horas, mas as meninas fizeram em apenas uma semana, para aproveitar que o ano letivo ainda não começou.

Fernanda e Luísa também customizaram uma blusinha, mas o que mais gostaram de fazer foi a boneca, incluindo a roupinha. O investimento é de R$ 105, mais o custo dos materiais.

Segundo Ana Paula, a intenção não é ensinar técnicas de costura, e sim a costura de peças simples, como diversão. Ela até tem uma máquina de costura para crianças, que é a pilha, mas prefere ensinar na máquina doméstica eletrônica, com controle de velocidade, que conta com a opção bem lenta, ideal para iniciantes. “Ensino até a cortar no sentido do fio, para evitar o uso da tesoura.”

As turmas são de apenas dois alunos, pois o curso exige muita atenção da professora, podendo participar também mãe e filha ou neta e avó, por exemplo. “Máquina não é brinquedo, então eu sempre recomendo o uso junto com um adulto.”

Benefícios

Ana Paula cita como benefícios do curso a melhora da concentração, coordenação motora fina, atenção, disciplina e raciocínio lógico, além de desenvolver a criatividade, a organização, o planejamento, a autoestima e a sociabilidade.

Ela é formada em Odontologia e trabalhou na área por muitos anos, mas sempre esteve envolvida com o artesanato, por hobby. Há dois anos, decidiu dedicar-se mais aos filhos e ter uma atividade prazerosa. “Troquei as agulhas de anestesia por agulhas de costura. A experiência em Odontologia acaba influenciando em senso estético e acabamentos.”

Passo a passo de um porta-celular ou porta-moeda

Fernanda, Luísa e Ana Paula Armendaris, do Ateliê Prenda Prendada, durante o curso.
Ana Paula ensinou a fazer um porta-celular. Como Fernanda e Luísa não têm celular, elas podem usar como porta-moedas.

O passo a passo é simples: basta cortar o tecido duplo, formando dois quadrados. Em seguida, costurar as laterais dos dois pedaços de tecido, deixando o lado avesso voltado para fora, já que, depois de costurado, basta virar o tecido e deixá-lo do lado certo, como se fosse um saquinho.

Na base, coloca uma fitinha para fechar. Para finalizar, passar rapidamente um isqueiro na ponta da fita, para evitar que desfie.

http://www.jornaldebeltrao.com.br/geral/modaesociedade/curso-de-cos...

Exibições: 211

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço