Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cursos Técnicos em Vestuário e Malharia nos Campi Florianópolis-Continente e Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina

A partir do primeiro semestre letivo de 2012, os campi Florianópolis-Continente e Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) oferecerão novos cursos técnicos subsequente. Esta modalidade, em que os candidatos precisam ter o Ensino Médio completo, é a que mais tem vagas disponíveis no Instituto. São 1.295 opções de cursos em 13 campi.

Curso técnico em Eventos


Com ênfase em cursos do Eixo Tecnológico de Lazer e Hospitalidade, o Campus Continente oferece pela primeira vez o curso técnico subsequente em Eventos, que pretende qualificar profissionais para auxiliar e atuar na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais.

Durante o curso, com duração de três semestres, o aluno aprenderá a realizar procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos, recepcionar e promover serviços de eventos, planejar e participar da confecção de ornamentos decorativos, além de coordenar o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos. O profissional formado no curso técnico em Eventos poderá atuar em empresas de eventos, meios de hospedagem, instituições públicas e privadas, assim como em cruzeiros marítimos, restaurantes e bufês.

Cursos técnicos em Vestuário e Malharia

Em Jaraguá do Sul, conhecida como a cidade nacional da Malha, o IF-SC passará a oferecer dois novos cursos técnicos subsequentes que pretendem contribuir ainda mais para o crescimento da indústria têxtil na região. O campus, que até o momento tinha apenas o curso técnico subsequente em Produção e Design de Moda, também terá agora os cursos subsequentes em Vestuário e em Malharia, com 35 vagas para o ingresso em cada um deles.

O técnico em Vestuário tem como objetivo formar pessoas capazes de atuar na supervisão e  no processo de confecção de produtos e operar máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção do vestuário. Além disso, durante as aulas do curso técnico em Vestuário os estudantes adquirem conhecimentos para acompanhar e coordenar equipes de trabalho que atuam na produção de produtos, considerando as diversas formas de execução. A qualificação no curso permite que o profissional trabalhe em indústria de confecção do vestuário, empresas de desenvolvimento de produtos e ateliês de costura, além da prestação de serviços como autônomo.

Já o curso técnico em Malharia visa formar profissionais para que possam atuar na gestão administrativa de uma malharia ou indústria têxtil, levando em consideração aspectos como custos, normas e recursos humanos. O aluno também aprende a administrar os processos produtivos de uma malharia, fazer manutenção e regulagem dos diversos tipos de máquinas e equipamentos utilizados e desenvolver novos produtos relativos a indústria têxtil de malharia.

Novo curso técnico concomitante

O Campus Gaspar também oferecerá um novo curso técnico a partir de 2012, mas na modalidade concomitante, em que o aluno faz o curso técnico no IF-SC e o Ensino Médio em outra instituição. Trata-se do  curso técnico em Modelagem do Vestuário, no qual o aluno aprende a desenvolver a modelagem aplicando técnicas bidimensionais e tridimensionais para viabilizar a confecção de produtos do vestuário. Os profissionais deixam o curso capacitados para elabora diagramas com a orientação da tabela de medidas, transforma bases de modelagem em modelos específicos, a partir do desenho técnico do produto, preparar a modelagem para o setor de corte, com as devidas sinalizações para montagem da peça-piloto e produção em série, e avalia a vestibilidade e a viabilidade técnica do produto.

Estude no IF-SC


Para se inscrever nos cursos do IF-SC, acesse o site www.ingresso.ifsc.edu.br. As inscrições estão abertas até 16 de novembro para cursos técnicos e de graduação. São  3.127 vagas em 18 campi para início no primeiro semestre de 2012. Os cursos são oferecidos nos campi Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Geraldo Werninghaus (em Jaraguá do Sul), Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para cursos técnicos e de R$ 40,00 para cursos de graduação. Se quiser visualizar todos os cursos oferecidos pelo IF-SC em 18 campi de Santa Catarina, clique aqui. Mais informações pelo telefone 0800 722 02 50.

 

Fonte:|http://ifsc.edu.br/index.php?view=article&catid=2%3Aultimas&...

Exibições: 307

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço