Com um custo que pode chegar a 1 centavo por metro quadrado de tecido estampado, a Epson realizou dia 26 de maio, em São Paulo, o lançamento no Brasil da nova impressora têxtil de duas cabeças que diminui pela metade a velocidade de impressão do modelo anterior. Com tecnologia por sublimação, a nova impressora apresentada, Epson SureColor F9200, utiliza sistema de tinta UltraChrome DS, onde o preto de alta densidade proporciona impressão em tons de preto intensos, neutros e sombras densas. A máquina ainda pode vir com sistema de secagem que acelera ainda mais o processo. A nova impressora da Epson foi apresentada primeiramente na Semana de Moda de Nova Iorque e, o mesmo desfile que foi realizado nos Estados Unidos também foi apresentado no evento brasileiro, com looks de uma estilista argentina, um chileno e uma brasileira.


Look da estilista brasileira Mariana Morrel
Segundo a gerente de venda da empresa, Evelyn Wanke, o ótimo resultado é uma síntese de agilidade, custo baixo por metro quadrado, economia de tinta no processo, baixo custo de manutenção e redução do tempo gato com reabastecimento de suprimentos da impressora. “Hoje, temos cerca de 5% do mercado brasileiro, pois a maioria ainda usa rotativa. Contudo, nossas impressoras são mais indicadas para pequenas coleções. Para grandes volumes, as rotativas acabam saindo mais econômicas. Por isso, nosso foco são estilistas e marcas que trabalham com exclusividade, estampas customizadas”, explica Evelyn

Recém chegado à presidência no Brasil, Fernando Stinch (ao lado)  informou que a empresa vem crescendo a média de dois dígitos nos últimos anos, sendo que somente em 2014 cresceu 21% e alcançou um faturamento de US$ 300 milhões. A Epson do Brasil é subsidiária do grupo japonês Seiko-Epson Corporation, líder mundial em produtos de imagem em alta precisão. Está presente no Brasil há 33 anos, com planta em Barueri, São Paulo, e no Polo Industrial de Manaus, Amazonas, empregando 700 pessoas. No mundo, são 75 mil trabalhadores em 97 plantas em diversos países. Está entre as dez empresas no planeta que mais registram patentes (cerca de 1.500 patentes novas por ano).