Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Das quadras para a passarela: os abrigos esportivos estão de volta


Depois de terem invadido as ruas na década de 1980 e no começo dos anos 2000, os tracksuits ensaiam seu retorno triunfal à moda



Que o sportwear se consagrou como o maior influenciador da moda dos últimos cinco anos (grifes como Alexander WangStella McCartneyIsabel Marant e até Chanel não me deixam mentir) todo mundo sabe. Desde o começo da década, o vestuário típico dos esportes deixou de ser sinônimo de quadras, partidas, competições ou academias – e passou a fazer parte de um lifestyle dentro do ready-to-wear

sportwear já se traduziu em shapes, materiais, cartelas de cores, estamparia, acessórios, you name it; e agora, quem faz seu (improvável) retorno às ruas e passarelas é o abrigo esportivo. Ame ou odeie, ele está de volta; mas, desta vez, materiais como o plush e o tactel ficam no passado. Ainda bem.

Eternizados pelo fotógrafo Jamel Shabazz nos anos 1980, os abrigos esportivos eram uniforme obrigatório nas ruas do Brooklyn (Foto: Reprodução)

Muito antes de você começar a usar seus abrigos com joelheira de couro (quem nunca?) para ir à escola, os tracksuits já haviam deixado as quadras e se tornado conjunto statement nas ruas do Brooklyn.

Não, não é que os homens, mulheres e crianças da época quisessem ser fashionistas; era tudo parte de um lifestyle, de algo muito maior – tudo devidamente documentado pelo fotógrafo Jamel Shabazz, um dos mais icônicos de sua época. Em versões mais street, os abrigos apareciam acompanhados de tênis como o Nike Air Jordan ou adidas Campus II, além de jaquetas de couro com lã de ovelha, correntes, argolas (para as mulheres) e óculos grandes. Podiam também ser usados em momentos mais formais, com botas chelsea ou sapato, além de cardigans de tricô e boinas. Tudo elegante, tudo autêntico, como era característico da época.

No começo dos anos 2000, os abrigos esportivos da Juicy Couture eram hit entre socialites como Paris Hilton e Nicole Richie – e tiveram papel importante no figurino do filme "Meninas Malvadas"(2004) (Foto: Reprodução)

Nos anos 1990 – a era do minimalismo –, os tracksuits voltaram à sua função original: conforto.
Até que, no começo dos anos 2000, nomes como Paris HiltonNicole RichieBritney SpearsJessica SimpsonChristina Aguilera e dezenas de outras celebridades quentes da época passaram a circular pelas ruas de Los Angeles com versões em plush de uma marca até então pouco conhecida, a Juicy Couture. Com um grande e espalhafatoso "Juicy" estampado na traseira de seus abrigos em pink, azul, verde, amarelo (e qualquer outra cor que você possa imaginar), os conjuntos viraram uniforme das patricinhas. Sempre acompanhados de uma Louis Vuitton by Takashi Murakami e um mini cachorro, é claro.

Assim como a fama (e a reputação) destas celebridades foi caindo, a febre dos abrigos também foi por água abaixo. Até agora.

Loewe, verão 2016 (Foto: Imaxtree)
Chloé, verão 2016 (Foto: Imaxtree)

Bastaram os primeiros abrigos esportivos invadirem a semana de moda de Paris para que se iniciasse mais um revival; mas, desta vez, deixe o plush e o tactel no passado, pois as novas versões dos tracksuits são elegantes, cool e infinitamente mais urbanas.

Na Loewe, o diretor criativo Jonathan Anderson propôs uma série ultrasofisticada de conjuntos esportivos com uma espécie de pele texturizada na superfície, que eram combinados a ankle boots em couro de croco e luxuosas bolsas de tamanho médio. Na Chloé, por outro lado, os tracksuits surgem tão cool e descomplicados como a própria marca. Em materiais como jeans e moletom, eles têm shape mais delicado – com pequenas fendas na barra e modelagem que remete à alfaiataria –, e são combinados com sandálias flat e até delicadas blusas de decote profundo.


Outra opção para aderir à trend além das maneiras mostradas na PFW? Looks à la Os Excêntricos Tenenbaums, como mostramos na Vogue de outubro: abrigos esportivos em tons pastel, combinados a peças de alfaiataria e uma boa e sofisticada bolsa. Que tal? (LARISSA GARGARO)

Os abrigos esportivos à la Tenenbaums aparecem na edição de outubro da Vogue Brasil (Foto: Fred Othero)


Exibições: 332

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço