Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Defesa da indútria do tecido de algodão- PART 1 ( Janeiro de 1942) .

  Tendo relatado o desenvolvimento em nosso país das atividades da indústria têxtil de algodão,resultante da deflagração da guerra européia, julgamos agora indispensável considerar as providênvcias que a nosso ver se tornam necessárias à sua defesa e permitam assegurar-lhe condições de estabilidade futura.

  Antes de mais nada, apresentar-se-nos ao espírito esta interrogação : acaba a guerra, será possivel à indústria brasileira manter, para a colocação dos seus tecidos, os mercados sul-americanos?

  Cuidamos que esses mercados poderão ser conservados, si desde já nos resolvermos a enfrentar com perseverança a solução dos dificeis problemas que o assunto comporta.

TÉCNICOS

  Sem técnicos competentes em nossas fábricas jamais poderemos suportar nos mercados estrangeiros a concorrência das nações industrialmente bem organizadas.

   É capital este problema para nossa indústria de tecidos.

   Em nosso país a realidade é esta : não possuimos técnicos em número suficiente para as necessidades da indústria.

  Além de havermos dificultado a aquisição de técnicos estrangeiros, temo-nos deploravelmente descurado do ensino técnico no país.

  Na generalidade das fábricas brasileiras reina ainda o empirismo e por isso mesmo a produção, além de não alcançar a eficiência indispensável ao barateamento do preço de custo, comparece aos mercados consumidores sem a perfeição que deveria apresentar.

  Vale a pena referir o que se passa em outras nações em matéria de ensino técnico indústrial.

  No Japão, em 1936-37, havia:

  60 escolas técincas especiais, com 2.403 professores e 26.591 alunos;

  1.301 escolas técnicas ( excluidas as escolas técnicas especiais) com 10.632 professores e 433.437 alunos ;

  17.043 escolas técnicas preparatórias com 74.043 professores e 1.964.599 alunos ( The Statesman's Yearbook 1941) .

  Nos EUA , em 1937-38 havia :

  1.397 universidades, colégios e escolas profissionais com 97.566 professores e 1.205.000 alunos ( The Statesman's Yearbook, 1941 ).

  Na Rússia o ensino técnico é intensamente desenvolvido e considerado parte do equipamento indústrial da nação.

  Em 1936, havia :

  164.081 escolas elementares ;

  1.797 escolas de fábrica ;

  2.572 escolas técnicas ;

  716 escolas de operários.

  Além disso, existiam 797 institutos de pesquisas, onde trabalhavam 97.200 indivíduos.

  Em 1939, foram fundadas mais 9.593 escolas ( The Statesman's Yesarbook, 1941) .

  É assombroso o que se passou, no que respeita à conquista da técnica, na Rússia, onde só em 1930 foi feita a revolução cultural. O esforço foi dirigido no sentido de proporcionar, no mais breve prazo, à população ignorante a capacidade de servir-se da maquinária moderna. Os planos quinquenais sempre cogitaram do ensino técnico prosissional.

Fonte: Comissão Executiva Têxtil

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