Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Definidas Propostas para Ações nos Setores Têxtil e de Confecção

As discussões e busca de soluções para os problemas que vêm sendo enfrentados pelos setores têxtil e de confecção no Brasil prosseguem. As informações mais recentes repassadas pela direção do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem (Sifitec) de Brusque, é de que no dia 1º de junho, na Câmara Federal, aconteceu a primeira reunião formal da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção.

Parlamentares, empresários, sindicalistas e trabalhadores discutiram, por mais de 3 horas, o momento atual da indústria têxtil, perspectivas e medidas prioritárias que entendem devem ser tomadas para que as indústrias têxteis e de confecções possam se fortalecer e crescer. Brusque esteve representada no encontro pelo presidente do Sifitec, Marcus Schlösser, José Carlos (Juca) Loos, Rodrigo Lorenz Freitas e Walter Bueckmann.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, Aguinaldo Diniz Filho, os desafios são muito grandes e precisam ser enfrentados e resolvidos de forma urgente, sob pena de a indústria sofrer prejuízos irreparáveis, trazendo com isso uma desindustrialização precoce e altamente indesejada.

A Frente deverá apresentar aos ministros o que seriam as quatro medidas mais urgentes e significativas para a indústria neste momento:

1 - Fortalecimento da Confecção - Criação de modelo tributário, trabalhista e previdenciário que permita às empresas confeccionistas (intensivas em mão-de-obra) crescerem - Simples optativo, por 20 anos, independente do tamanho do faturamento.

2 - Tributação - Redução imediata dos encargos incidentes sobre a folha de pagamento - setores intensivos em mão-de-obra. Fim imediato dos incentivos fiscais estaduais para produtos importados.

3 - Comércio Exterior - Defesa Comercial: a) regulamentação e implementação do Ad Rem; b) Agilização da tramitação do PLC 176/2009 e permissão ao Inmetro para fiscalização de Regulamentos Técnicos nos portos; c) reapresentação do PLP 497/2009 que possibilita a divulgação dos dados detalhados de Comércio Exterior; d) Aperfeiçoamento dos dados divulgados no site da Secretaria da Receita Federal.

4 - Compras Governamentais - Agilização da regulamentação da margem de preferência para produtos fabricados no Brasil nas compras governamentais - indução da inovação tecnológica. Comprar produtos fabricados no Brasil para atendimento das demandas governamentais - ex.: uniformes escolares, fardamento militar.

Fonte:|radiocidadeam.com.br|

Exibições: 114

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço