Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Demanda Chinesa por Algodão da Sinais de Enfraquecimento

Projeções apontam que exportações norte-americanas para a China cairão pela metade no ano comercial 2012/2013

por Globo Rural On-line
 Shutterstock
De acordo com analistas, dificilmente a China comprará algodão este ano

As compras de algodão feitas pela China no mercado global se mantiveram firmes por quase um ano, mas projeções norte-americanas indicam que essa demanda começa a se enfraquecer, segundo informações do Wall Street Journal da edição de domingo (16/9). A nação asiática é o maior produtor, importador e consumidor da fibra no mundo. Se sua demanda pela commodity realmente recuar, os preços futuros do produto serão diretamente impactados, destaca a reportagem.

No último relatório mensal de oferta e demanda, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou que as importações chinesas da fibra norte-americana devam cair 51% no ano comercial 2012/13 na comparação com o ciclo anterior. "A situação envolvendo a China é de longe o componente mais crítico para o algodão", comenta Sharon Johnson Crump, especialista em algodão da corretora Knight Futures.

Desde setembro do ano passado, as cotações da fibra já tiveram desvalorização de 30% em razão da ampla oferta global e de uma demanda enfraquecida. Para o analista independente Mike Stevens, a queda só não foi maior justamente graças às compras chinesas. "Acho que não há dúvida de que as compras tenham sido o principal fator de sustentação dos preços."

Analistas e traders afirmam que dificilmente a China fará mais compras de algodão neste ano, uma vez que suas reservas estão em 30,6 milhões de fardos, ou 56% dos estoques iniciais globais, de acordo com o USDA. "Não devemos ter a China ativa" no mercado global, disse Crump, da Knight Futures.

Fonte:|http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI319033-1807...

Exibições: 252

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço