Um grupo de funcionários demitidos da Teka Tecelagem Kuehnrich S.A., de Itapira (SP) entrou na tarde desta sexta-feira (29) com ação na Justiça contra a empresa para cobrar o pagamento de dívidas trabalhistas. Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Campinas e Região (Sindfiatec), Josué Veloso, nenhum dos 370 ex-empregados receberam seus benefícios, que somados chegam a R$ 2 milhões.
O fechamento da fábrica de edredons e as demissões ocorreram no dia 15 de junho. Após dez dias, houve uma reunião entre representantes do Sindfiatec e a Teka. “A empresa simplesmente alegou que não tinha condições financeiras de saldar as dívidas, por isso entramos na Justiça”, explica Veloso.
Os benefícios não recebidos pelos ex-funcionários incluem os 14 dias trabalhados em junho, o aviso prévio, o 13º salário proporcional, as férias proporcionais, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a multa de 40% sobre o FGTS. “Estamos saindo sem nada, não tem nem como pagar a conta do mês”, diz o ex-funcionário da empresa, Eriton Cassandro Ramos.
As ações protocoladas no Fórum de Itapira nesta sexta-feira são referentes à situação de cerca de 120 ex-funcionários. No total, o Sindfiatec entrará com 200 ações individuais contra a empresa. “Os demais empregados vão abrir os processos com outros advogados, mas acredito que todos entrarão na justiça”, disse Veloso.
Em nota, a Teka informa que não vai se manifestar sobre o caso.
Fonte:|http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/06/demitidos-de...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por