Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Direto de Barcelona, as novidades para o Inverno 2016

Em sua primeira edição sediada no Pavilhão 8 da Motjüic em Barcelona, Espanha, o mega evento Denim by Première Vision, que aconteceu nos dias 21 e 22 de maio, surpreendeu os mais de 4.479 visitantes com a atmosfera espanhola de boas vindas e promessa de prósperas próximas edições.

Na abertura do evento, o diretor da feira, Chantal Malingrey, anunciou para a imprensa: "Nós não estamos aqui para jogar ou brincar, este é um compromisso de longa data com Barcelona. Analisamos várias possibilidades, e o que nos levou a escolher Barcelona como sede do evento foi a junção de diversos fatores. A cidade tem diálogo ativo e extremamente relevante com o segmento jeanswear, além de contar com a combinação perfeita entre cidade urbana e cosmopolita e com excelente infraestrutura. Barcelona respira arte, design, moda e contemporaneidade, e tudo isso está diretamente ligado ao universo denim”.

Já o CEO da Première Vision, Philippe Pasquet, comentou: "A Première Vision está alicerçada em três colunas: seletividade dos expositores, uma abordagem internacional para os visitantes, e nosso apoio como uma estrutura focada em eventos globais e serviço de informação de moda". Ao ser questionado sobre a recente estréia da feira Kingpins em Amsterdã, Pasquet respondeu: "Não podemos comparar o evento Kingpins, que aconteceu em Amsterdã, com Denim by Première Vision. São duas coisas diferentes".

Na amostra apresentada de previews para outono inverno 2015-2016 no hemisfério norte, 100 marcas expuseram seus produtos, um número 5% maior do que em maio de 2013. A maioria eram tecelagens (45%), fabricantes de vestuário, lavanderias e finalizadoras (23%), fabricantes de acessórios (22%), e o restante eram fabricantes de máquinas, produtores de fibras e empresas e desenvolvedores de tecnologia. Os expositores vieram de 20 países, com destaque para Turquia (31%), Itália (20%), Marrocos (9%) e Tunísia (3%). Também estavam presentes expositores do Japão, Índia, Paquistão, China e Brasil.

A tecnologia avançada e aspectos inovadores foram aplicados em produtos que se apresentavam como verdadeiras obras de arte, quase sempre inspiradas nos aspectos do vintage. As peças usadas para demonstração de tecidos e acabamentos continham toque sedoso inigualável, que outrora só encontrávamos em outros setores da cadeia têxtil. Agora, o denim avança do rústico para o extremo conforto através das diferentes construções com fios de elastano. Exemplo disso, podemos citar o casamento resultante no Duo Flex da Lycra, constituído por um fio mais grosso e menos elástico - T400 – com o fio tradicional de elastano, oferecendo alto poder de Power, entre 45 a 60%.

Podemos encontrar produtos com essas características nas tecelagens brasileiras Santanense e Tavex, e também nas turcas , Bossa, Orta e Isko, que lançou uma linha de denim stretch masculino proporcionando maior conforto sem perder o apelo visual desejado pelo público. Quando que poderíamos imaginar obter tamanho conforto em denims leves com fios resistentes, que aceitam desde um tingimento de índigo intenso até a mais específica cor existente no universo? Seja com laser, químicas, ozônio, efeitos manuais ou quaisquer produtos e técnicas para infinitos efeitos propostos pelas tecelagens.

Além da construção tecnológica dos denims, a maioria das tecelagens presentes, como, por exemplo, a brasileira CEDRO, também apresentaram artigos com acabamentos em couro falso, metalizados, resinados com ou sem relevos em diversos motivos de estampas, efeitos e toques, oferecendo assim uma ampla opção de produtos, que diferenciarão as coleções jeanswear da próxima temporada, propiciando cada vez mais personalidade e exclusividade às marcas.

O fator sustentabilidade está cada vez mais em pauta e as empresas buscando novas opções. A tecelagem turca Bossa, depois de apresentar para a edição Denim by Première China, levou para Barcelona a nova coleção de denims Re.Set, feitos com 100% de fibras recicladas - 30% poliéster reciclado e 70% algodão reciclado de jeans velhos desfeitos e recondicionados para fabricação de novas fibras. Já a Calik lançou uma série de denims feitos com fibras naturais, incluindo a Crailar, uma fibra natural semelhante ao linho. A Cone Denim lançou o ConeTouch, denim stretch altamente funcional e eco-friendly, com inovação Repreve, que utiliza garrafas pet recicladas para formar a fibra. Fato curioso é que para confeccionar uma calça jeans são necessárias apenas oito garrafas, mostrando que uma grande quantidade de jeans pode ser produzida a partir do que antigamente desprezado, e contribuía para prejudicar o meio ambiente.

Ainda em se tratando de alternativas viáveis e sustentáveis, a fabricante de produtos químicos Archroma lançou uma variedade de tintas eco-friendly. A Optisul C, por exemplo, que requer apenas uma quantidade mínima de água para o tingimento das peças. Já a Label Mark apresentou a coleção Mad de rótulos e embalagens feitas com um novo material de celulose, que pode ser tratada e tingida exatamente da mesma forma do couro.

As lavanderias do mundo todo que expuseram na Denim by Première Vision formaram uma área de grande destaque, com peças que enchiam de admiração os olhos dos amantes do denim pelo design e acabamentos extremamente diferenciados. Vale ressaltar que a lavanderia italiana ITACLAB divide seu know-how através de cursos, oferecidos para qualquer lavanderia do mundo, pelo valor de 300 mil euros/ano. A Jeanologia, empresa que estuda a ciência de acabamentos no jeans levou para a Denim by Première Vision seu mais recente lançamento: a tecnologia laser para tecelagens. Sendo a lavanderia uma das grandes vilãs quando falamos de sustentabilidade na moda, diversos grandes nomes do segmento apresentaram suas alternativas aos tratamentos convencionais.

A Pizarro S.A há mais de 30 anos no mercado, sediada em Portugal, atende as principais marcas jeanswear da Europa, produzindo 18 milhões de peças/ano. A empresa continua apostando na técnica inovadora para regionalização de abrasão de denim, a Icelite, criada em parceria com o empresário Graziano Vitali da italiana MACTEC, totalizando um investimento de EUR$1 milhão no desenvolvimento da máquina. Outra máquina referência, a ECOBLAST, foi avaliada pela CITEVE, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, e aprovou-a nas três categorias: empoeiramento zero, iluminação apropriada e barulho reduzido. Poupando assim a saúde das pessoas que antes trabalhavam com o jato de areia, a máquina já pode ser considerada sucesso na Europa. Outras grandes apostas da lavanderia Pizarro são as 4 máquinas de tecnologia laser e 3 máquinas de ozônio, todas da espanhola Jeanologia. Com a mistura de tecnologias da Icelite, máquina de ozônio e o laser, a Pizarro oferece aos clientes beneficiamentos sustentáveis através da ECOWASH.

Por fim, os aviamentos também mereceram destaque. A italiana Cadica, a francesa Dorlet, e a turca Desidesen investiram em coleções com etiquetas confeccionadas em couro e denim, com aspectos envelhecidos, acompanhando as tendências das peças jeanswear outono inverno 2015/2016. A Dorlet apresentou também sua coleção de botões em metais envelhecidos e esmaltados, que dialogava perfeitamente com as coleções jeanswear propostas pelas marcas para a próxima temporada.

Para quem se interessar em visitar a próxima Denim by Première Vision, a feira já tem data marcada e acontece nos dias 19 e 20 de Novembro de 2014, no Pavilhão 8 da Montjuïc, em Barcelona. Para mais informações, acesse: www.denimbypremierevision.com. .

Fonte | Assinatura: IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

http://www.guiajeanswear.com.br/noticias/4766/denim-by-premiere-vis...

Exibições: 375

Responder esta

Respostas a este tópico

Conhece alguma empresa que compre jeans usado em bom estado para fabricação de novos jeans?

Grata

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço