Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Denim como um grande potencial dentro da indústria e varejo de moda

Abit reuniu nessa semana um time expert em jeanswear na live – Nosso mundo blue: panorama do Denim, em comemoração aos 150 anos do jeans, segmento que vem se reinventando durante todo esses anos, com novas tecnologias, onde entram muita inovação, design e tecnologia e, que vem transformando o produto em “uniforme”, onde é possível transitar entre a academia e uma festa glamourosa.

Estiveram presentes, Marcelo Prado, diretor do IEMI, referência nacional em pesquisas de dados e estatísticas de mercado, Amelia Malheiros, gestora da Denim City SP

e Rafael Cervone, Presidente do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo

 e que iniciou a carreia na Santista Têxtil.

Segundo dados divulgados por Marcelo, o mercado denim, incluindo brim colorido, representa 27% da confecção de tecidos no Brasil. E, a pandemia colaborou com a exportação do artigo, que teve um aumento de 8% em 2021.  Foram produzidas 155 mil toneladas de tecidos.

Em relação à produção jeanswear, o segmento movimentou 14,2 bilhões de reais em 2021 com uma cadeia totalmente integrada.

“Sem isso, não teríamos a competitividade que temos hoje para suprir o mercado nacional e exportações”, comenta Marcelo que revelou que somente 1% da produção vem de fora.

Sobre o varejo no segmento, ele representa mais de 10% de faturamento de roupas no Brasil, sendo 24,8 bilhões de reais, o valor movimentado no vestuário.

Marcelo diz que o preço médio da calça jeans é competitivo, onde 90% desses produtos custam abaixo de 200 reais no país.

A projeção para 2024 é que o mercado atinja o mesmo patamar que antes da pandemia.

Segundo ainda pesquisas realizadas pela IEMI, o varejo jeanswear representa 49% da moda feminina adulta e 90% trabalham com marca própria, mesmo que façam private label.

Os consumidores, em sua maioria, são mulheres e as calças jeans ficam em primeiro lugar na lista de produtos adquiridos.  A faixa etária gira em torno de 25 a 44 anos, esses dados acendem um alerta para a terceira idade, que também gostaria de consumir mais denim, mas não encontra artigos para sua faixa etária.

Já 80% do público acha que o jeans é fundamental no guarda-roupa e pode combinar com qualquer peça, sendo consumido em todas as regiões brasileiras.

Amélia, gestora da Denim City SP conta que em dois anos, o local aberto durante a pandemia, já conseguiu se tornar uma referência jeanswear no Brasil e comemora sua quinta edição da Semana de Lançamentos, que acontece entre 16 e 18 de maio, reunindo compradores do Brasil inteiro, onde é possível encontrar toda a cadeia do segmento em um só local, oferecendo seus lançamentos, soluções e também inquietações, como a questão da circularidade.

Todos os participantes desse encontro, promovido pela ABIT, concordam que a questão da sustentabilidade é cada vez mais importante e chega até os consumidores, atentos à etiquetas e peças “amigas da natureza”.

Amelia acredita que o papel de comunicar as boas práticas sustentáveis é de todos nós, indústria, varejo, das universidades….

“A gente vem falando de sustentabilidade há 10, 15 anos e ainda não temos uma cultura da circularidade”, afirma Amélia, que acha importante, ainda, olhar para o mercado plus size e da terceira idade.

Assista o video completo aqui.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Guia Jeanswear

https://guiajeanswear.com.br/noticias/denim-como-um-grande-potencia...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 38

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço