Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Denim Expertise reúne profissionais de todo o Brasil em uma imersão de aprendizado, conexões e inovação no universo jeanswear

Muito mais do que palestras, o Denim Expertise, promovido pelo Guia Jeanswear, em comemoração aos seus 20 anos de história, e que aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, na Denim City SP, trouxe uma troca de experiências e questionamentos incríveis que foram essenciais para o conhecimento e crescimento de cada profissional, ali presente. Dúvidas, anseios, medos, erros e acertos foram abordados pelos convidados e o time com os melhores especialistas do mercado, que apresentaram diferentes assuntos relacionados à gestão, branding, produto, marketing, estilo, lavanderia, tendências e tingimentos.

Em um formato mais intimista, o evento, que reuniu profissionais de todo o Brasil, foi voltado para a indústria da moda, marcas e empreendedores em uma verdadeira imersão no mundo jeanswear com conteúdo focado em transformar ideias em produtos de sucesso — com base em conhecimento técnico, criatividade e tecnologia. “O Denim Expertise veio para inspirar e gerar conhecimento para ser aplicado às empresas”, afirma Marlene Ferndandes, CEO do Guia Jeanswear

A Primeira Edição do Denim Expertise teve o patrocínio do Sebrae Nacional, apoio da Vicunha Têxtil e da Denim City SP, onde somos mídia parceira!

“Estou impactada com o evento porque ele está suprindo a necessidade do mercado. Todas as pessoas que estiveram aqui nessa imersão estão sendo abastecidas de informação e além disso, estamos olhando para o futuro. Vivenciar essa experiência foi espetacular”, comenta Ana Brígida, gestora de moda e idealizadora da Casa de Brígida, primeira casa sensorial nordestina.

“Três palavras estão na minha cabeça: frescor, inspiração e renovação e, um sentimento muito forte de gratidão por compartilhar com todos esses profissionais incríveis que passaram conhecimento, essa troca entre os colegas”, relata Juliana Rizzo, estilista.

“Aprendi bastante nesses dois dias, me deu uma luz, me deu gás para nós continuarmos a marca, apesar das circunstâncias, vou reformular o jeito que eu conduzo a empresa e as partes técnicas que aprendi vou usar para ver onde posso melhorar a minha gestão”, diz Kazue Nakandakari, CEO e estilista da Eruption Jeans.

“A cada dia mais estou aprendendo, estou maravilhada com esse curso, foi muito mais do que imaginava, só agradecer a todos, por todo o conhecimento”, afirma Sandra Regina Silva Puerta, CEO e estilista da Lipse Jeans.

“Eu gostei bastante da generosidade do grupo, de compartilhar conhecimento e essa preocupação com o coletivo, de cada um melhorar o setor como um todo, que está em transformação, estou muito feliz e isso me emociona”, diz Verônica, CEO e estilista da Chance Jeans.

“Esses dois dias de evento eu vi muita coisa que já tinha visto, porém com uma outra forma de pensar que abre muito os nossos olhos e além disso, muitas pitadas de coisas que eu nunca vi, então, tudo isso, faz com que a gente saia com entusiasmo para colocar em prática, de fazer melhor e ter novos resultados, porque você não tem novos resultados com as mesmas ações”, comenta Julia Stolfo, CEO e estilista da Stolfo Jeans.

“Estou há 7 anos na indústria têxtil e é a primeira vez que participo de um evento tão enriquecedor, em todos os sentidos. Tivemos um networking maravilhoso com a cadeia inteira do jeans, tanto lavanderia, quanto varejo e confecção. Foi muito enriquecedor, quem puder participar da próxima edição, vá. Eu, com certeza, estarei lá”, comenta Isabela Albertini, estilista.

A programação contou com temas como o “Futuro do Jeanswear – Tendências Globais e Caminhos Criativos para o Denim“, pelo consultor Maurício Lobo que ressaltou diversas tendências e estilos como o Street Luxury, onde entra o denim revisitado numa conexão de subculturas digitais, as ruas tomando as passarelas e não o contrário e uma lavanderia bem ousada com manchas, esverdeados, laser com texturas e trabalhos de superfícies com coating resinado. Já com referências ao workwear, o denim vem com cintura baixa, mistura de tecidos, zíperes laterais e superfícies opulentas com glamour e exuberância em peças que enriquecem o mix de produtos. “Foi uma grande honra participar do Denim Expertise, dentro da casa do jeanswear, a Denim City e poder falar sobre a moda inserida no comportamento de consumo”, diz Maurício Lobo.

Planejamento de Coleção & Mix de Produtos – Com visão de Branding, Margem e Desejo” e a aula: “Cronograma de Processos e Datas Comerciais” foram temas abordados pela consultora Daniela Marx. Daniela falou sobre a velocidade de informações que surgem e que impulsionam a criação de coleções mais rápidas, campanhas pensadas antes do desenvolvimento de produtos, a loja física, não mais como ponto principal de vendas, mas também, as redes sociais que criam desejo. “Antes a jornada de compra era linear, agora não, são vários canais e pontos de contato com o cliente. Além disso os calendários mudaram e podem vir coleções cápsulas de acordo com as oportunidades como celebridades, eventos, shows, personagens, festivais…”, diz Daniela. Um exemplo é o novo Tik Tok Shop já com link de compra de produtos. A relação com o consumidor também mudou, atualmente ele tem participação ativa nas escolhas para criar coleções, sua opinião é muito importante.

A aula “Escolhas que Geram Lucro – Do tecido à lavanderia: Como tomar decisões criativas e rentáveis desde o início” foi ministrada pela especialista em desenvolvimento de produto Jaqueline Devegili que falou sobre as escolhas estratégicas para a criação de coleções onde tudo começa com uma boa pesquisa. Jaqueline deu dicas de como pesquisar e falou sobre o triângulo do lucro: tecido, modelagem e lavanderia. “Não adianta ter uma modelagem linda em um tecido inadequado, escolher errado a modelagem e também a lavanderia, por exemplo, em um tecido que não aguenta alguns processos. A escolha do tecido é a chave do sucesso”, comenta Jaqueline.

Tecnologia que Diferencia: Sustentabilidade e Inovação nos Beneficiamentos” foi apresentada pelo consultor de tecnologia para a indústria do jeans, André Duarte que falou sobre a otimização de tempo do laser e do ozônio, além do fator sustentabilidade, com a economia de água e redução de produtos químicos. O profissional disse ainda que o reprocesso custa mais caro, por isso, é necessário investir em uma boa lavanderia.

A palestra a “Hora da transformação do jeans: A importância da escolha da lavanderia x produtos certos para o sucesso do jeans” foi apresentada por Evandro Negrisoli, técnico de lavanderia da Coratex que falou sobre produtos com tecnologia que estão trazendo novas lavagens e novos processos, mais sustentáveis para o mercado de lavanderia. Já Marcelo Prado do IEMI, Inteligência de Mercado trouxe a palestra “‘Diferentes regiões pedem produtos diferentes: A estratégia certa para ampliar os negócios

O segundo dia de imersão do Denim Expertise teve início com a aula “Denim, Comportamento e Estrutura do Tecido – O que você precisa entender para criar melhor” por Maria José Orione, engenheira têxtil e ESG consultoria e conselheira consultiva, que ressaltou a importância de se escolher o tecido certo, coletando informações com a tecelagem. “Hoje em dia, o representante não é um tirador de pedidos que quer que comprem em volume. Atualmente, existe uma relação de parceria entre o fornecedor e a confecção, pois eles querem vender sempre. Então, usem o conhecimento das tecelagens a seu favor. Sempre que comprarem um tecido, peçam a ficha técnica para mandar para quem vai produzir e, principalmente, para a lavanderia”, diz Maria José.

Ela acrescenta que deve-se testar os tecidos, pois a composição é um detalhe que não tem nada a ver com o comportamento do tecido. “Artigos de lotes diferentes vão acrescentar não só nuances de cores diferentes, mas também, encolhimentos diversos”, acrescenta, Maria José ainda apresentou a diferença entre os tecidos e como podem se comportar em lavanderia e falou como tecidos mais baratos podem sair mais caros durante o processo de desenvolvimento da peça e também em lavanderia. “Tecido barato pode ser que gaste uma fortuna para deixar bonito. Já o mais caro, pode receber menos trabalhos em lavanderia. Então, cuidado com as escolhas”, comenta Maria José.

“Gostaria de parabenizar o Guia Jeanswear por iniciativas como o Denim Expertise que traz conteúdo e conhecimento para o público que é carente de informações práticas. Então, o fato de levar alguém falando de matéria-prima nesse evento, é super importante porque o estilista não aprende isso na faculdade e ele vai quebrar a cabeça na vida. Esse evento trouxe um conhecimento aplicável muito rapidamente na vida das confecções, das marcas, dos estilistas, dos gerentes de produto”, afirma Maria José.

A aula “Para quem você está vendendo? Decifrando Perfis, Desejos e Dados Reais do Consumidor – Cases reais” foi o assunto abordado por Daniela Marx e Maurício Lobo. A palestra: “Da criação ao piloto com IA – IA na moda: Como acelerar a pré-coleção com menos desperdício e mais eficiência” trouxe Flávia Manfrini, CEO do London Atelier que abordou diferentes opções de se trabalhar a Inteligência Artificial na moda, otimizando tempo e gerando imagens assertivas.

Isabela do Sebrae apresentou o Programa CRIE Moda Autoral que apoia uma moda que tenha conexão e identificação com o cliente e esse olhar atento às necessidades do momento. E para finalizar, Daniela Marx abordou “Como Transformar uma Coleção em Conexão, Comunicação e Vendas” na aula: Do Jeans ao Desejo

“Parabéns por reunir mentes tão brilhantes nesse evento, pouquíssimas pessoas conseguem unir profissionais de todo o Brasil e com esse feedback maravilhoso. Não é só sobre subir em cima do palco e ganhar aplausos…comunicação é sobre o que você absorve quando a gente está ali. Tem que ter uma troca, como podemos agregar na empresa, nas marcas que estão surgindo”, afirma Daniela Marx. E continua: “Quanto mais aprendizado, networking, melhor para todos. A ação é a mãe dos resultados, não adianta passar tanta informação e depois se perder. Meu conselho é: leve para a empresa de vocês, criem essa cultura de compartilhar conhecimento, de desenvolver processos e de colocar tudo em prática. Desejo muito sucesso para todos”, finaliza.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia Jeanswear

https://guiajeanswear.com.br/noticias/denim-expertise-reune-profiss...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 11

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço