Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Denim Moletom: o jeans fashion e confortável que veio para ficar

Denim com características de produto premium, toque agradável, visual moderno e muito conforto, porém com aparência de uma malha moletom, quem diria que abraçaríamos esse produto num mercado que parece andar cada vez mais em busca das origens. Mas a indústria têxtil, que investe bravamente em tecnologia avançada, foi atrás e desenvolveu o "denim moletom" ou a "felpa", nome pelo qual o tecido é conhecido por alguns, e vem fazendo sucesso entre as marcas inovadoras que possuem uma cartela de clientes exigentes e abertos às novidades. Em países da Europa, no Japão e nos EUA podemos encontrar peças confeccionadas com o denim moletom com diversos efeitos de lavanderia já em redes de fast-fashion, em marcas jeanswear conceituadas e nas ruas, o que mostra que esse produto veio para ficar.

A Diesel, uma das marcas italianas mais conceituadas dentro do segmento jeanswear, descobriu logo a novidade e a decifrou como híbrida, por ter uma fusão única de design em um tecido que mistura durabilidade do denim com o conforto do moletom. A marca possui toda uma linha destinada ao seu Jogg Jeans, nome dado à mistura patenteada de Jersey+Denim. É com o conceito de unir liberdade e estilo que a Diesel divulga a sua campanha da JoggJeans.

Aqui no Brasil, não demorou as tecelagens desenvolverem seus produtos que unem o estilo do denim ao conforto do moletom. Vicunha, Tavex, Canatiba, Covolan e Santana oferecem para o mercado nacional opções variadas de pesos, elasticidade e tons. O denim moletom oferecido pelas tecelagens nacionais pode ser composto pelo mix de fibras mais frequente de algodão, poliéster e elastano ou apenas pelo mix de algodão com elastano, com pesos que variam de 7,5 à 11oz.

Em se tratando da versatilidade de cores para acabamentos em lavanderia, as opções são as mais variadas, com bases que vão do preto ao PT, passando por uma variada gama de azuis intensos. Todos os tecidos são passíveis dos mais variados efeitos de customização, com ressalva apenas para efeitos lixados, conforme explica Fábio Felix, coordenador de lavanderia industrial da Vicunha: “Não aconselhamos fazer efeitos de bigodes lixados, e sim sugerimos a aplicação de laser e/ou de efeito used”, afirma ele. “Deve-se também ter muito cuidado nos puídos. Uma opção é trabalhar com micropontos no laser para obter o efeito de peça bem detonada. Para as calças, sugerimos trabalhar com patches nos puídos para evitar o enrugamento dos fios", acrescenta.

Confira abaixo as opções das tecelagens para o mercado nacional:

Tavex
A linha Runway da Tavex conta com as opções Runny, construção em cetim no mix de algodão e elastano, e Diva, com construção maquinetada com mix de algodão, poliéster e elastano. Com pesos respectivos de 8,9 e 8,4oz e elasticidade máxima de 55% e 41%, os artigos fazem parte da família Denim Couture.

Vicunha
São diversas opções do artigo jeans moletom dentro da linha Athletic Denim e Athletic Color da Vicunha. A tecelagem apostou forte na tendência: "A linha Athletic Denim é composta pelos artigos Jump, Gym, Squash e Step, todos com composição de algodão/poliéster/elastano, de 9 a 10oz. Devido ao seu tingimento especial, os produtos apresentam uma grande versatilidade, permitindo que sejam bastante explorados em lavanderia, resultando em padrões diversos de lavagem, dos escuros aos bem clareados”, afirma Renata, gerente de marketing de produto da empresa.

Já na linha Athletic Color, os tecidos Bungee, Bungee Black contam com opções PT e peso de 11oz. Ambos na composição algodão, poliéster e elastano são indicados para receberem efeitos de sublimação. O brim Spinning com composição algodão e elastano de 7,5oz, está disponível em PT e mais nove cores. Técnicas como eco tingimento, jato color e tingimentos desbotáveis, entre tantos outros são sugeridos.

Canatiba
Malha Denim Megaflex® da Canatiba conta com 5 produtos que vão de 8 a 11oz, sendo 4 deles com tingimento blue intenso e composição algodão, poliéster e elastano, são eles os itens Malha Denim Megaflex®500/2562, Malha Denim Megaflex®500/2563, Malha Denim Megaflex®500/2577 e o Malha Denim Megaflex®500/2579. Já o Malha Denim MEGAFLEX®500/2578 conta com tingimento blue black e composição de algodão e elastano.

Covolan
Sem nomenclatura específica, o “jeans com aspecto e conforto de malha” conforme nos informa Aline Cabral, gerente de marketing da empresa, é a opção da Covolan. O Denim é tinto com tecnologia Indigo Genius - tecnologia italiana que reduz o consumo de água em até 75% - em blue intenso e peso de 8z.

Santana Têxtil
Por fim, os itens Isis 14 e Isis Black fazem parte da linha denim moletom da Santana. Com pesos de 8z com composição de algodão, poliéster e elastano (construídos com a nova tecnologia 3F, que une os fios conservando o brilho e a resistência do poliéster, o conforto do algodão e a eslasticidade necessária principalmente para peças skinny e slimfit) com alto poder de strech e conforto da malha. “Para quem gosta de lavagens claras ou quase brancas, estes produtos são ideais”, afirma Rodrigo Rodrigues, do marketing da Santana Têxtil.

Fonte | Assinatura: MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO

http://www.guiajeanswear.com.br/noticias/4854/lancamentos.aspx

Exibições: 1443

Responder esta

Respostas a este tópico

Denim moletom é novidade??? Questionável....Trabalhei como estilista de jeanswear na Ravage entre 1995 e 1998 e desenvolvemos, na época,  alguns produtos com o denim moletom ( o nome não era exatamente este...). Tinha a mesma construção do moletom e usava fio denim em sua estrutura......Ok que a malha era mais frágil, sujeita a torção; o elastano não entrava na composição; não tinha este aspecto "quase idêntico" ao denim convencional e nem tinha esta gama de opção de lavagens e acabamentos...podíamos contar com lavagens bem mais simples, qualquer estrepolia maior, se comprometia o aspecto final dos produtos. Portanto o que acredito é que o atual denim moletom seja um upgrade e tanto!!!

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço