ESCRITO POR
LUCAS GUARNIERI (COLABORADOR)Assim como a giante sueca H&M, que vem investindo em iniciativas sustentáveis desde 2011 (eles lançaram a H&M Conscious Collection, feita apenas com algodão orgânico, e organizam anualmente uma campanha de reciclagem de roupas), a rede de fast fashion Zara resolveu entrar na onda em uma nova linha que vai contar com materiais que são amigos do meio-ambiente: a Join Life. Com mais de duas mil lojas em 88 países, a ação do grupo é um indicativo da responsabilidade que os varejistas precisam ter quando o assunto é produção verde, e da pressão que novas gerações de consumidores estão colocando sobre modelos de negócios consolidados.
A vice-presidente e diretora da Boutique@Ogilvy, Brooke Blashill, reforçou em comunicado: “Todo varejista está planejando uma nova geração de clientes. Nos negócios em geral, sustentabilidade e impacto social devem ser prioridade, por isso é positivo ver a Zara dar esse passo ao futuro”, disse.
A marca, que é constantemente acusada de trabalhar com fábricas que possuem trabalhos análogos à escravidão, além de ter sido bombardeada em suas redes sociais por plagiar trabalhos de artistas independentes, e ser uma das impulsionadoras do fast fashion, movimento que, muitas vezes, trata as roupas como itens descartáveis, tem um longo caminho pela frente.
De acordo com o site da Zara, “a coleção abraça a mulher que olha para um futuro sustentável”, e é feita com algodão orgânico, lã reciclável e um tecido derivado da madeira, também reciclável.
http://mdemulher.abril.com.br/moda/elle/zara-lanca-sua-primeira-lin...
Tags:
o algodao eh organico, mas a tinta eh quimica e ai o que eh jogado no meio ambiente polui do mesmo jeito, conversa pra boi dormir, ai tem mesmo eh um bom green washing
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por