Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em mais um de seus rompantes via Twitter, o presidente americano Donald Trump ameaçou boicotar  a marca de motocicletas americana Harley-Davidson, após anúncio de que parte de sua produção migrará dos Estados Unidos para a Europa por conta da guerra tarifária iniciada pelo presidente, que acarretou em um aumento de 6% para 31% de impostos sobre motocicletas da marca vendidas no velho continente.

Em 2017 a Europa foi o segundo maior mercado da Harley, com 40 mil unidades vendidas no período.

Com as novas taxações, as motocicletas fabricadas nos Estados Unidos cruzariam o atlântico com custo médio adicional de US$ 2.200.

Um ícone da cultura americana, a Harley-Davidson popularizou o conceito de motos chopper no mundo. Desde então, se tornou símbolo um símbolo americano, sendo peça principal de filmes como Sem Destino e em séries como CHiPs.

Com a reação de Trump a mudança, listamos outros produtos e marcas tipicamente americanas que também poderiam receber boicote de Trump por não serem produzidas nos Estados Unidos.


Wikimedia Commons/ Reprodução

A popularização do Jeans começou com o modelo 501 da Levi’s, que no século 19 criou uma calça confortável e durável para trabalhadores de fábrica e fazendeiros. Fundada em São Francisco, na Califórnia, a marca se tornou desde então um ícone da moda americana.

Por conta da globalização e a crise na indústria têxtil nos Estados Unidos, praticamente toda a produção da marca migrou para México, Bangladesh, China, Vietnã e outros países do sudeste asiático. Apena uma linha ainda é produzida nos Estados Unidos, na Carolina do Norte.

Além da questão da produção, a afiliada da Levi’s no Japão – Levi’s Strauss K.K. – é negociada na bolsa do país oriental.

Bolas de baseball feitas pela Rawlings


Wikimedia Commons/ Reprodução

O baseball é o esporte tipicamente americano, tanto que seu apelido é “o passatempo da América”. Desde 1977, a Rawlings é a fornecedora oficial das bolas da principal liga americana de baseball (MLB), que até então eram feitas no Haiti.

Atualmente as bolas são feitas em Porto Rico e chegam nos Estados Unidos via Miami.

Converse All Star


Wikimedia Commons/ Reprodução

O All-Star foi o primeiro calçado feito especialmente para a prática do basquete. Conforme o avanço da tecnologia de calçados, o modelo acabou migrando de “função” e se tornou icônico no meio da música. Porém, após enfrentar problemas financeiros, a marca foi comprada pela Nike, que mudou a produção dos modelos para a Indonésia.

Radio Flyer


Radio Flyer/ Divulgação

É provável que você nunca tenha visto um desses ao vivo. Mas os brinquedos vermelhos da Radio Flyer são, desde 1917, o sonho de consumo das crianças americanas. Apesar de historicamente feitos em Chicago, os produtos da marca começaram a ser produzidos na China desde 2004.

Ray Ban


Ray Ban/ Divulgação

As armações da marca são icônicas. Desde o quadrado wayfarer até o aviator, presente no rosto de praticamente todo policial e xerife americano. É um símbolo tanto da cultura pop como da moda, porém, desde 1999 a marca é controlada pela italiana Luxottica.

Com os novos donos, a produção da Ray-Ban migrou para Itália e China, onde a Luxottica mantém algumas linhas de produção.

Linha de roupas Donald J. Trump


Reprodução

Parece piada pronta, mas é verdade. A linha de roupas que leva o nome do presidente americano são feitas todas fora dos Estados Unidos. Segundo  apuração do Washington Post, o único produto da linha de Trump é o perfume “Success by Trump”. Já as roupas da linha Donald J. Trump são feitas na China, Bangladesh, Honduras, Vietnã e até no México, país que já recebeu duras ameaças do atual presidente.

Barbie


Mattel/Reprodução

Ícone americano por décadas e responsável por definir “padrões” de beleza feminina, a Barbie é produzida desde 2002 na China. Devido a dificuldades financeiras, a Mattel (dona da marca) mudou sua produção da Califórnia para o Oriente.

Samsonite


Wikimedia Commons/ Reprodução

Fundada em Denver em 1910, as malas da marca são sinônimo de durabilidade e status. Apesar de ter mudado sua sede americana para Massachusetts em 2005, o principal braço da empresa está na Europa. E ainda hoje, grande parte de sua produção está na Ásia – cerca de 40% dos produtos Samsonite são feitos na Índia.

Craftsman


Wikimedia Commons/ Reprodução

A Craftsman era uma marca que se orgulhava de ter toda a sua produção nos Estados Unidos. Porém, um processo em 2004 decidiu que ela estava enganando seus consumidores. A marca dizia que todos seus produtos eram “Made in America”, mesmo com grande parte de sua produção ser chinesa. A situação continua até hoje, apesar de  puristas da marca defenderem a volta de uma produção 100% americana.

Exibições: 460

Responder esta

Respostas a este tópico

Talvez seja a forma que ele achou para tentar trazer a indústria de volta ao pais dele.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço