Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desenho e modelagem de roupa: O que uma coisa tem a ver com a outra

É bom lembrar que desenho e modelagem de roupa são etapas diferentes no processo de produção, mas que estão completamente relacionadas. Para entender essa relação, primeiro vale entender a subdivisão do desenho de moda: tem o desenho artístico e o técnico.

O desenho artístico, que muitas pessoas também chamam de croqui, tem como característica aparecer de maneira expressiva sobre um manequim estilizado.
 

Legenda: Croqui – desenho artístico
 

No decorrer do processo produtivo, o desenho artístico pode ser representado de forma plana (bidimensional) através do desenho técnico, o que irá representar a peça como se ela estivesse aberta em cima de uma superfície plana.
 

Legenda: Desenho técnico

O principal objetivo dessa transposição do desenho artístico para o técnico é comunicar ao modelista todas as ideias do designer.  Anotações, medidas, listas de materiais. Quanto mais detalhada for a ficha técnica do desenho, mais fácil será a leitura e a interpretação das considerações do designer. É nesse ponto que desenho e modelagem de roupa devem estar perfeitamente alinhados.
 

Legenda: Desenho técnico com ficha técnica
 

O alto nível de complexidade do desenho técnico requer tempo e empenho. Desenho e modelagem de roupa, cada vez mais detalhados, é uma realidade comum nas confecções. Quem já começa, por exemplo, com os processos automatizados desde a etapa de criação, ganha rapidez, competitividade e qualidade.

http://www.audaces.com/br/criacao/falando-de-criacao/2015/08/19/des...

Exibições: 667

Responder esta

Respostas a este tópico

    Desenho e modelagem de roupa, cada vez mais detalhados, é uma realidade comum nas confecções.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço