Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desenho técnico de roupa:Qual sua função nas confecções

Antes de entender a função do desenho técnico de roupa, entenda as variações do design de moda. Ele se subdivide em dois: além do desenho técnico existe o desenho artístico – também conhecido como croqui de estilo.

Fonte: Novo Audaces Idea

Ao ser transposto para o processo produtivo nas confecções, o desenho artístico pode ser representado de forma plana bidimensional, por meio do desenho técnico de roupa, o qual se destina a orientar a equipe de modelistas.

Fonte: Novo Audaces Idea

Sendo assim, o desenho técnico de roupa é responsável pela comunicação entre designer e modelista e todas as áreas que precisam receber alguma instrução de trabalho baseada nas expectativas do designer.

Ainda sobre esse assunto, Rosa e Freitas (2004) observam que as informações contidas no desenho técnico devem ter alto grau de precisão e possibilitar ao profissional da área de modelagem fácil leitura e interpretação das considerações do designer em relação à peça de vestuário.

Fonte: Novo Audaces Idea

Por isso, a utilização do desenho técnico de roupa nas confecções tem se tornado uma realidade. As empresas que fazem dessa forma possuem um ótimo diferencial competitivo, investindo em mão de obra especializada na tecnologia que facilita o desenho e a construção de fichas técnicas automáticas.

Referência

SUONO, Celso Tetsuro. O desenho técnico do vestuário sob a ótica do modelistas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/viewFile...

Exibições: 391

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço