Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desfiles femininos: as 10 tendências de outono-inverno 2024/25

Depois de Nova Iorque, Londres e Milão, acaba de terminar a maratona internacional das Fashion Week dedicada às coleções de pronto-a-vestir feminino. A tendência para o outono-inverno 2024/25 continua na onda do luxo discreto, mas com propostas mais sofisticadas e mais criatividade nas construções e silhuetas, onde a cor ganha destaque. Se o preto e o cinza dominam em grande parte, assim como o castanho, cores outonais, mas também vibrantes, invadem as coleções, sempre em forma de look total (amarelo dourado, vermelho, mostarda, bordeaux, beringela, limão e cáqui). Grandes casacos, capas, fatos e fantasias são oferecidos em abundância ao lado de looks sensuais que realçam a feminilidade com rendas e transparências, enquanto os estilistas usam acessórios e malhas para expressar o seu lado mais inventivo.

 

1) Minimal chique





Carven, Outono-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight


Os designers estão claramente a mudar a tendência do “luxo discreto” para ofertas mais sofisticadas e procuradas. A elegância refinada, muitas vezes complementada com joias e luvas de ópera, domina as passerelles. A ênfase está nos agasalhos com casacos, muitos deles adornados com cristais, vestidos-casacos e gabardinas, e nas peças de alfaiataria com fatos, fatinhos, saias médias, calças largas e principalmente vestidos. A silhueta costuma ser arredondada nos ombros e nas mangas, com a cintura em forma de ampulheta levemente ajustada que lembra o famoso fato Bar da Dior. Tudo é cortado em belos tecidos preciosos, com uma infinidade de lãs misturadas a sal e pimenta num toque retro, inclusive em trajes de noite.
 

2) Ombros poderosos


Alexander McQueen, Outono-Inverno 2024/25 - DR


Os volumes XXL vistos nos últimos anos tendem a diminuir, mas a parte superior do corpo continua a ser um centro nevrálgico. O pescoço, e em particular os ombros e até os braços, são alvo de grande atenção dos couturiers, que os realçam através de volumes arredondados num espírito guerreiro ou através de materiais acolhedores num modo excessivamente protetor. Casulos de pele ou malha, efeitos texturizados, lenços envolventes, mangas bola, micro boleros... Tudo serve para valorizar a parte superior do corpo, inclusive as capas de ombros, vistas em muitas coleções, com mangas removíveis volumosas.
 

3) Capa





Chloe, Outono-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight


O passeio pelos desfiles dá um lugar de destaque ao vestuário exterior, com mais uma infinidade de avantajados casacos e capuzes descaindo até aos pés, e sobretudo uma profusão de capas, mais envolventes e protetoras, oferecidas em todos os tamanhos e materiais. A escolha é ampla entre a pèlerine muito na moda, vista em particular na Chloé, a capa clássica (Marie Adam-Leenaredt, Marni), em estilo majestoso (Antonio Marras) ou a noite chique, incluindo modelos híbridos integrados no casaco ou envoltos em lenço (Del Core, Jil Sander), ou em forma de poncho (Leonard), grandes estolas ou mantas abraçando o corpo.
 

4) A roupa desdobra-se





Issey Miyake, Outono-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight


Os estilistas competem em criatividade, abalando a construção das roupas, que muitas vezes são duplicadas nesta temporada. Os vestidos e tops estendem-se em secções que vão até o pescoço. Vestidos e casacos que parecem capas abrem-se em pétalas de flores como se estivessem a girar sobre si mesmos. Os corpetes ou pequenos casacos são reversíveis ou colocados do avesso, com a gola virando cinto e vice-versa. Outros abotoam ou abrem nas costas, expondo-o. Cortinas assimétricas e orgânicas compõem roupas esculturais. As peças com mangas são usadas como trompe-l’oeil, como o avental na Balenciaga e Stella Mc Cartney.
 

5) O vestido de malha e a malha XXL





Marco Rambaldi, Outono-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight


As peças em malha estarão mais presentes do que nunca no guarda-roupa do próximo inverno, disponíveis em todos os tipos de tratamentos (penteadas, lavadas, feltradas, enroladas, escovadas, lãs torcidas, etc.), preferencialmente em efeitos folhos e volumosos, com a camisola estrela torcida. Também estamos a ver o grande retorno do vestido de malha, inclusive em versões noturnas soberbas, como na Del Core, ou oferecido numa versão rasgada ao estilo grunge.
 

6) Leopardo





Michael Kors, Outono-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight


O tema 'gato selvagem' destaca-se como a estampa da estação. Se o pode encontrar num look total ou apenas em algumas peças, como um vestido, casaco, T-shirt, sapato ou meia-calça. Sem esquecer as peles artificiais. Permite assim quebrar as silhuetas monocromáticas vistas desordenadas nas passerelles. O padrão leopardo está ainda disponível em vermelho e preto.
 

7) O body





Coperni, Outono-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight


Esta é a peça essencial que se deverá ter no próximo inverno. Prático, pode ser facilmente combinado com saias e calças como uma regata, ou usado diretamente como uma peça forte e única, por baixo de um casaco. Agora é desbravado pelos couturiers, que o reinventam em mil formas e materiais. Estilo espartilho moldado ou anoraque na Duran Lantik, em látex na Avellano, pode ser usado desabotoado, sobreposto às calças na Fendi. A versão com gola alta é particularmente popular, em malha na Gauchere, Rick Owens e N°21, com mangas compridas de couro na Acne Studio. A Coperni usa-a em todas as peças com mangas: blazer, trench coat, smoking, perfecto.
 

8) Boudoir





Dolce & Gabbana, Outono-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight


A estação de outono-inverno 2024/25 marca o retorno à grande feminilidade com decotes em V cada vez mais profundos, laços chiques em grande número, transparências e rendas por toda parte – as meias de renda preta levam o vento a favor em particular.

Mas, acima de tudo, os looks sensuais que usam o registo de lingerie ganham destaque com espartilhos, bodies, corpetes, além do cinto suspensório, que está a voltar com força ao guarda-roupa, inclusive já mencionado na referência, por exemplo na parte inferior de uma T-shirt. Associados ao tema leopardo, estes looks boudoir seguem a tendência “mulher da máfia”, acentuando o estilo provocante da supermulher.
 

9) Balaclava e botas





Duran Lantink, Outuno-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight

 
Capuzes, balaclavas, turbantes, grandes carapuços, toucas de natação, chapéus e lenços incorporados nas roupas... Os adereços que envolvem a cabeça estão por toda parte. Assim como botas normais e botas de cano alto. Em particular, a versão meia ou meia-calça que se funde com a bota. A Balenciaga oferece até um modelo grunge, baseado numa meia-calça rasgada de correr. Não poderia ser mais chique!
 

10) A baguette





Moschino, Outono-Inverno 2024/25 - ©Launchmetrics/spotlight


Nunca a baguette, símbolo tão francês, esteve tão na moda! Em forma de bolsa de couro, como na Moschino, ou apresentada em todos os tipos de embalagens criativas, o longo pão francês crocante surge como uma citação subliminar, um convite ao regresso à normalidade. A baguette também é usada nos desfiles Undercover ou Marine Serre para defender a moda vestível, pensada para ser vivenciada todos os dias.
 Dominique Muret

https://pt.fashionnetwork.com/news/Desfiles-femininos-as-10-tendenc...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço