Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Muitas pessoas nos perguntam: Você que fez faculdade de Moda se forma e é o que? Designer ou Estilista?? Essa é uma dúvida muito comum para quem não vive no mundo do Design e da Moda, então resolvemos explicar bem direitinho como funciona.
Já faz algum tempo que o universo da moda incluiu o design e o design incorporou o campo da moda e muito cursos de graduação que antes eram Moda e Estilismo passaram a chamar Design de Moda e alteraram sua grade curricular incluindo os conceitos de Design.

Na tradução literal tanto o designer de moda quanto o estilista são denominados fashion designers, não havendo portanto nenhuma diferença entre eles. Mas de fato essa diferença existe sim, no estudo do design leva-se muito em consideração a parte industrial, como aquele produto será produzido em escala industrial, em grandes quantidades e principalmente quais as reais funções para esse produto, qual será a função prática que ele terá, qual a função estética que esse produto representará para o consumidor e qual a função simbólica desse produto na vida do usúario. Assim oDesigner é um profissional que se preocupa com as questões objetivas e específicas dos produtos na hora da criação.
Por sua vez o estilista está mais relacionado com o campo da arte, visto como um artista livre para criar peças únicas, livre na conceituação de um objeto deixando de lado essas questões objetivas dos produtos.
 
Mas então como devo chamar alguém que se formou em Moda??

Se essa pessoa se formou em Design de Moda, o correto é chamá-la de designer, se ela estudou Estilismos, Moda e Estilo a pessoa é estilista.
Basicamente essas são as diferenças entre um designer de moda e um estilista, o que acontece hoje é que na hora da prática eles acabam fazendo o mesmo trabalho, um não é melhor que o outro, somente as áreas de estudo na formação profissional que foram diferentes, mas ambos podem criar coleções e tudo que a profissão permite exercer.
 
O fato é: se você pensa ou está pensando em fazer uma faculdade de Moda, porque adora moda, adora ler blogs de moda e ama muito todo esse universo, CUIDADO, sugiro que começe a pesquisar mais sobre esse assunto porque não é bem assim que funciona. Não caia na ilusão que ao entrar na faculdade você vai aprender a se vestir bem, ter passes livres em desfiles e semanas de moda, saber "combinar"suas roupas, e ser uma Dyvaah porque isso minha amiga é pura ilusão meeesmoo.
O estudo profissional da Moda exige de você muita mais muita criatividade, muita dedicação, ser uma pessoa que se interesse por tudo que acontece no mundo, muita leitura, muito estudo e não é nada fácil como todo mundo pensa.
por lopes

Exibições: 1603

Responder esta

Respostas a este tópico

O estudo profissional da Moda exige de você muita mais muita criatividade, muita dedicação, ser uma pessoa que se interesse por tudo que acontece no mundo, muita leitura, muito estudo e não é nada fácil como todo mundo pensa.

voce disse tudo romildo, sem criatividade nao existe designer, nao existe estilista, tem um porcao de gente ai fazendo moda porque e chik, porque tem o glamour e na verdade esta criatura tem criatividade zero, entao nao tem faculdade no mundo que ensine a ser criativo, faculdade de moda e para direcionar, ensinar a usar melhor a sua criatvidade, se adequar as tecnicas, porque tem estilista que o que ele cria nao tem como sair do papel, depois moda e so ralacao, stress, muito trabalho e pouco dinheiro, glamour eu ainda nao vi, a unica coisa boa e voce lancar uma colecao chegar numa feira e parar de vender porque ja esgotou sua capacidade producao, e ter uma materia sobre seu trabalho reconhecendo seu talento, isto sim e gratificante.

Não caia na ilusão que ao entrar na faculdade você vai aprender a se vestir bem, ter passes livres em desfiles e semanas de moda, saber "combinar"suas roupas, e ser uma Dyvaah porque isso minha amiga é pura ilusão meeesmoo.

O estudo profissional da Moda exige de você muita mais muita criatividade, muita dedicação, ser uma pessoa que se interesse por tudo que acontece no mundo.

Na tradução literal tanto o designer de moda quanto o estilista são denominados fashion designers, não havendo portanto nenhuma diferença entre eles.

Sou designer autodidata e ja fui estilista tamnem. Acho q entre uma e outra existe uma grande diferença pois geralmente o estilista nao tem abilidade para desenhar e sim para o mercado de pesquisa e criação. Enquuant que o designer se tiver bom dosto e for antenado pode fazer os dois. É raro mas acontece. Já q o designer pertence ao grupo artistico da massa. E o artista ou é meio desligado ou nao se mistura.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço