Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Designer utiliza roupas velhas para fabricar tapetes exclusivos

  •  - Reprodução/Divulgação- Reprodução/Divulgação


Por Julia Rolim


A Japaca é uma marca de tapeçaria, criada pelo designer têxtil Luis Rueda, que combina o melhor do artesanato, tradição e sustentabilidade. De acordo com Ricardo Cunha, do site Stilo Urbano os tapetes são exclusivos e produzidos na aldeia andaluza de Casarabonela, feitos em teares restaurados da década de 1930, utilizando tiras de tecidos reciclados de lã, algodão, linho e seda originados de roupas velhas. 

Os acabamentos são sempre de origem orgânica e vegetal e, ao mesmo tempo, os tapetes são rústicos, inovadores, atemporais e contemporâneos. A marca reúne técnicas de tecelagem antigas com sustentabilidade, que nos remete um imaginário ligado à terra, à família e uma tradição que transcendeu gerações. 


 - Reprodução/Divulgação- Reprodução/Divulgação

A Japaca é o resultado da reação pessoal de Luis Rueda a uma sociedade individualista e excessivamente globalizada, assim tentando encontrar um sistema baseado na sustentabilidade e artesanato local. Portanto, a sua produção é limitada, e em um ano é capaz de produzir cerca de 500 a 600 tapetes, um número pequeno se comparado aos 10.000 que uma empresa comum e automatizada pode produzir. 

Mas esse é o maior diferencial da marca, pois nenhum tapete é igual ao outro. Todas as peças são o resultado de um processo manual que funciona lentamente e sem pressa. 




 - Reprodução/Divulgação- Reprodução/Divulgação

É incrível ver que ainda existem pessoas que pensam no aproveitamento de materiais e faz isso com tanto amor que o resultado se torna lindo! Por um mundo com mais pessoas e marcas assim... 

http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/853221/designer-utiliza-ro...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 418

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço