Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

James Dean, Marlon Brando e Bill Gates já foram garotos-propaganda da Levi´s e Steven Spielberg produziu alguns vídeos da marca

“No histórico da comunicação da marca Levi’s, o produto é sempre o herói. A Levi’s é uma cartilha para o mundo publicitário repleta de irreverência, humor, polêmica e musicalidade”

Fábio Siqueira — publicitário
Foi na Califórnia, terra do Vale do Silício, do skate, surfe e de grandes bandas de rock, que surgiu a Levi’s, marca de jeans que se consagrou vestindo trabalhadores, atrizes e atores, empresários, presidentes e todos os tipos de pessoas, sem distinção, fazendo com que sua presença passasse a habitar no imaginário mundial. Democratizou, em plena corrida do ouro, o produto que iria revolucionar a forma de vestir.
Levi Strauss, um imigrante alemão de 24 anos, deixou Nova York com destino a San Francisco com uma pequena oferta de produtos que havia comprado, com a intenção de abrir um negócio com seu irmão: lonas para carroça e cobertores de cavalos. Logo após sua chegada, um garimpeiro queria saber o que o Mr. Levi Strauss estava vendendo. Quando disse que ele tinha telas ásperas para cobrir tendas e fazer coberturas, o garimpeiro disse: "Você deveria ter trazido calças!", e completou dizendo que não conseguia encontrar naquela época nada que fosse forte o suficiente para durar e resistir ao trabalho robusto.
Reprodução da internet
Bill Gates e Paul Allen como modelos em um anúncio da Levi´s
Strauss, com técnica e tino para negócios, criou uma fórmula revolucionária. Em vez de fabricar lona para fazer tendas, transformou-as em um macacão de cintura alta. Enquanto a peça se tornava cada vez mais popular entre os trabalhadores, os mesmos se queixavam que atrito do pano com a pele dificultava o trabalho.
Foi quando Strauss passou a comprar os tecidos chamados jeans em Gênova, na Itália, feitos de algodão. Os tecidos foram reduzidos para caber como um ajuste confortável. Suspenderam dois botões na parte de trás, e quatro na frente foram utilizados. Não havia presilhas, embora tiras e uma fivela foram costuradas na parte de trás das calças para apertar a cintura.
Assim foi criada, em São Francisco, na Califórnia, a Levi Strauss & Co, em 1853, para comercializar produtos e utensílios domésticos, em especial calças para os trabalhadores da época. Já em 1873, devido a enorme demanda, surgiu a necessidade de aprimorar o produto principal, as calças jeans. Strauss convidou um velho amigo alfaiate chamado Jacobs Davis, e eles patentearam a marca em 20 de maio de 1873 – o dia é tão marcante que é nessa data que se comemora o dia mundial do jeans.
A empresa cresceu e a concorrência também. David substituiu a linha de linho por uma versão mais forte de cadarço de sapato, introduziu um zíper e uma tarjeta de couro estampando a logomarca. Assim surgiu a calça jeans mais vendida em todo o planeta até o dia de hoje, a Levi’s Original 501.
A família Strauss e seus sucessores são tão conhecidos e famosos como suas campanhas publicitárias – James Dean, Marlon Brando e Bill Gates já foram garotos propaganda da Levi’s e Steven Spielberg produziu alguns vídeos usando bandas como Creedence e Rolling Stones. Mesmo hoje não estando mais na velha corrida do ouro, os Strauss criaram dezenas de estilos e variações diferentes de seus produtos para transcender tendências, percorreram um longo caminho, mas fizeram história e permanecem como um grampo nos guarda-roupas e nas prateleiras de todo do mundo.

Exibições: 487

Responder esta

Respostas a este tópico

JÁ LI VARIOS TEXTO SEMELHANTE NOS ESTUDOS SOBRE MODA,ALGUNS SE CONTRATIDEZEM,MAS IMPORTANTE QUE FOI INICIO DO NOSSA FAMOSA CALÇA JEANS.

CLENIR

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço