Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Perspectiva sobre o Mercado de Tratamento de Água e Efluentes na Indústria Têxtil

A crescente importância das práticas ambientais, juntamente com o aumento da regulação, está a incentivar a adoção de tecnologias avançadas de gestão dos recursos hídricos e tratamento de águas residuais na indústria têxtil e de vestuário, de acordo com um novo relatório da Frost & Sullivan. 

dummy
Negócio que mete água

O novo estudo da Frost & Sullivan, intitulado: “CEO 360 Perspective on the Water and Wastewater Treatment Market in the Global Textile and Leather Industry”, sugere que este mercado registou receitas de 584,5 milhões de dólares em 2012 e estima que estas cheguem aos 988,2 milhões de dólares em 2020.

Entre os motores deste impulso conta-se a cada vez maior relevância das práticas ambientais e da legislação, mas também a focalização na redução da pegada global nos recursos hídricos, em conjunto com a necessidade de modernizar e melhorar as instalações de tratamento existentes para cumprir a rigorosa legislação.

«A natureza extremamente fragmentada do mercado impede atualmente a implementação de práticas integradas e sustentáveis de gestão da água», afirmou Paulina Blaszczyk, analista do sector ambiental na Frost & Sullivan. «No entanto, o mercado de utilizador final deverá submeter-se a uma rápida consolidação, que irá reforçar a posição dos fabricantes em grande escala e ampliar o âmbito para a utilização de tecnologias de tratamento eficiente da água», acrescentou.

As regiões em desenvolvimento, especialmente a Ásia-Pacífico, vão testemunhar um crescimento significativo na indústria têxtil e de curtumes, aumentando os investimentos no tratamento de água e de águas residuais, aponta o estudo. Contudo, a dificuldade na aplicação de normas ambientais poderá reduzir o verdadeiro potencial do mercado. Além disso, a água é fornecida a um preço extremamente acessível nessas partes do mundo e, portanto, o tratamento adequado da água e das águas residuais não é o foco principal.

«Além disso, os fabricantes de produtos têxteis e de couro nas regiões em desenvolvimento preferem tecnologias tradicionais de tratamento, como a filtração e a desinfeção química, em detrimento das soluções avançadas como filtração por membrana, atrasando o desenvolvimento do mercado global», observou Blaszczyk.

Nas regiões desenvolvidas, como a Europa e a América do Norte, que estão mais dispostas a implementar soluções relacionadas com o tratamento avançado e a eficiência no consumo de água, a quota de mercado deverá crescer significativamente.

«Não obstante, fornecer soluções de tratamento inovadoras, personalizadas e de baixo custo, que respondam aos padrões de qualidade e reduzam o consumo de energia e de produtos químicos, será fundamental para sustentar o crescimento neste mercado», referiu Blaszczyk. «Os fabricantes de soluções de tratamento devem também expandir a sua carteira de serviços ou procurar parcerias estratégicas para ampliar a sua oferta e responder à procura do cliente por soluções abrangentes», concluiu.
 http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/43406/xmview/...

Exibições: 232

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço