Diga-me o que tu calças e te direi quem tu és: 90% da sua personalidade pode ser revelada pelos sapatos que você usa

Para empresária Ana Paula Oliveira, o salto é símbolo de poder e identidade.

Sapatos revelam traços da personalidade: veja o que cada tipo diz sobre vocêSapatos revelam traços da personalidade: veja o que cada tipo diz sobre você — Foto: Freepik

No pôster icônico de "O Diabo Veste Prada", um escarpim vermelho com um salto em forma de tridente resume tudo: o sapato não é só um acessório, é uma declaração. E a ficção acerta em cheio. Um estudo da Universidade do Kansas revelou que é possível identificar cerca de 90% das características pessoais de uma pessoa apenas observando seus sapatos. O calçado comunica estilo, atitude, nível de organização e até traços de extroversão ou timidez.

Calçados bem conservados sugerem disciplina e atenção aos detalhes. Modelos chamativos tendem a ser escolhidos por pessoas extrovertidas. Já os neutros e confortáveis indicam perfis mais discretos. Em outras palavras, o que você calça é um cartão de visitas silencioso e certeiro.

O tênis casual costuma ser a escolha de quem valoriza praticidade, leveza e liberdade de movimento. Pessoas que optam por esse estilo tendem a ter uma abordagem descomplicada da vida e um estilo urbano, funcional. As rasteirinhas e sapatilhas revelam perfis mais acessíveis e realistas, que priorizam conforto e feminilidade no dia a dia. Botas refletem personalidades mais fortes e determinadas, que gostam de marcar presença e demonstrar confiança em todas as ocasiões. Já o salto alto, além de estar associado à elegância, carrega significados ligados à segurança, poder e sofisticação. Ele costuma ser a escolha de mulheres que desejam se destacar e afirmam sua identidade por meio da estética.

Esse último estilo tem ganhado novas camadas de significado graças a mulheres como Ana Paula Oliveira, que recentemente lançou sua própria marca de calçados. Aos 51 anos, ela se tornou conhecida por um hábito curioso: nunca tira o salto, nem mesmo dentro de casa. "O salto é a minha postura, é como eu caminho para a vida. Literalmente", afirma a empresária, que ficou conhecida por participar de reality shows e agora usa sua imagem para falar de empoderamento feminino através da moda.

A inspiração para a marca nasceu da frustração com saltos lindos, mas desconfortáveis. "Criei modelos que eu mesma queria usar: elegantes, mas confortáveis o suficiente para atravessar o dia todo sem dor". Para ela, o sapato não é apenas uma peça do look, mas uma extensão da autoconfiança feminina.

Ana Paula conta que cresceu se inspirando em personagens como Carrie Bradshaw, da série "Sex and the City", e reforça que o sapato é mais do que estilo. É continuidade. É a maneira como você se coloca no mundo mesmo quando ninguém está olhando.

Exibições: 23

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço