Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Roberto Rubbo
Professor e Consultor de Moda e Vestuário

Apostila Modelagem em Malharia SENAC


Com a finalidade de construir uma modelagem bidimensional é preciso entender um corpo, suas proporções e medições, entender o método pelo qual a modelagem será elaborada. No mercado de moda existem inúmeros métodos para o traçado das modelagens, bem como a leitura das medidas, e ainda uma grande variação de acordo com os segmentos das roupas, como moda praia, fitness, alfaiataria, sejam em tecidos elásticos ou não. A análise dos materiais têxteis influenciam de forma direta as medidas que o modelo ou corpo requerem.

Por demasiada que seja a variação dos métodos de se traçar moldes, ainda assim é necessário respeitar sequencialmente a leitura das medidas e construções, respeitar o início e final de cada traçado, uma medida leva à outra, dependendo do modelo. Não se chega à medida da cabeça da manga sem antes modelar a cava, por exemplo.

Discutir uma tabela de medidas de acordo com o método a ser trabalhado é assunto que pode ser desmitificado, mas não quero aqui expor que existam regras para tal processo, como também deixo claro que não se pode inserir uma pence longitudinal, por exemplo, numa modelagem em que o corpo ainda não foi construído.

No esquema abaixo podemos dividir uma possível leitura dos tipos de medidas que construirão um diagrama ou base de modelagem bidimensional:

Organograma (arquivo pessoal)

Por Roberto Rubbo
Professor e Consultor de Moda e Vestuário

Exibições: 758

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço