Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Num mundo de excessos, marcado pela emergência climática, as sobras devem ser evitadas, mas podem ser vistas como novas oportunidades de geração de sentido e valor. Como resgatar o que se perde? Como transformar lixo em recurso? A resposta é complexa, assim como o cenário atual de impacto socioambiental provocado pela indústria da moda e pelo seu imenso volume de descarte têxtil. Um caminho possível, em busca de transformação positiva, é enxergar utilidade nas sobras, com criatividade e talento.  

Prolongar a vida útil de materiais, como os tecidos sintéticos que não se biodegradam, reintegrando-os no ciclo da moda, reanimando o mercado com novos produtos feitos de forma mais eficiente, pode ser uma prática do futuro. Futuro plantado no hoje e fruto de conhecimentos ancestrais, como o upcycling - conjunto de técnicas que transformam resíduos e materiais inativos em novos produtos, adicionando potencial e funcionalidade. 

Com essa mentalidade, a Confecções T.Christina, uma das maiores fornecedoras de moda fitness do Brasil, se juntou à designer especialista em upcycling industrial e Moda Circular, Agustina Comas, e desenvolveu um projeto interno de redução de resíduos têxteis. Para a implementação de um novo processo que reaproveita cerca de 20% do que seria descartado na sua produção convencional em larga escala, foi necessária uma jornada coletiva de sensibilização e aprendizado. 

Assim, surgiram os concursos de upcycling envolvendo profissionais de diversos setores da confecção, além da costura. Com temas como Carnaval e São João foram criadas alegorias inspiradas nessas festas brasileiras para resgatar o imaginário popular, viver e materializar sonhos e movimentos relevantes, como modos produtivos mais sustentáveis. 

Além dos looks criados para os concursos, uma exposição traz roupas da coleção Folia de Retalhos, desfilada pela marca Rani Fit no Brasil Eco Fashion Week, no final de 2024, mostrando a viabilidade comercial do upcycling industrial. Todas feitas com o tecido ORICLA ELÁSTICO, desenvolvido a partir do projeto entre Confeções T.Christina e Agustina Comas.

Crédito das imagens: divulgação/ T.Christina

Anote:

Local: Biblioteca do Senac Lapa Faustolo

Endereço: Rua Faustolo, 1347 - Lapa

de 11 de março a 23 de março

seg a sex, das 8h às 21h - sáb, das 9h às 14h

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO - COM MESA REDONDA

dia 11 de março, às 15h 

https://www.abit.org.br/noticias/do-descarte-a-danca-upcycling-nas-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 14

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço