Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Peças resgatadas do imenso cemitério têxtil do Deserto do Atacama se transformam em uma incrível coleção reciclada – e nos lembram que podemos mudar nossa relação com as roupas para melhor.

ão dá para negar que comprar uma nova peça de roupa é um desses pequenos prazeres da vida. Mas também é impossível negar que o consumo desenfreado é extremamente prejudicial ao planeta. Hoje, 90% de nossas roupas são jogadas fora muito antes do que deveriam¹. Menos de 1% delas são recicladas² e 73% são queimadas ou acabam em aterros sanitários³. Um dos exemplos mais impressionantes desse excesso de compra e descarte é o gigantesco cemitério de roupas no Deserto do Atacama, no Chile, que recebe toneladas e toneladas de itens jogados fora, provenientes da Europa, dos Estados Unidos e da Ásia.

A história do Atacama ressoou profundamente na Electrolux, uma especialista em cuidados com a roupa, comprometida com a preservação do meio ambiente. Ao desenvolver tecnologias avançadas que tratam com delicadeza os tecidos e preservam sua qualidade, a marca segue em direção à sustentabilidade, um de seus valores centrais, com o objetivo de fazer as roupas durarem duas vezes mais e gerando metade do impacto ambiental previsto até 2030. O desafio vale a pena: prolongar a vida útil das peças em pelo menos nove meses pode reduzir o impacto climático entre 20 e 30%, em termos de água utilizada e resíduos produzidos.

Mas é possível ir ainda além na tentativa de diminuir o descarte de roupas. Um olhar especial pode encontrar beleza no que os outros dispensam, descobrir tesouros no lixo – por esse motivo, a Electrolux se uniu à aclamada dupla de designers suecos Rave Review. A marca, que cria sofisticadas coleções com a técnica de upcycling e veste nomes como Kylie Jenner e Emma Watson, recebeu a missão de produzir uma coleção cápsula feita inteiramente com roupas descartadas no Atacama. O resultado é nada menos do que empolgante e faz jus ao verdadeiro conceito de upcycling:

trata-se realmente de resgatar materiais residuais e torná-los belos. “Acho que todos nós devemos promover mudanças, de um jeito ou de outro. Quando se fala de moda, cuidar do que já temos é provavelmente a maneira mais prática e fácil para isso”, diz Livia Schück, cofundadora e diretora criativa da grife sueca.

Após serem resgatadas do deserto e embarcadas para Estocolmo, as roupas escolhidas foram lavadas e cortadas. Os designers criaram as peças de forma orgânica, com os tecidos disponíveis. Todas as roupas foram, então, tingidas de tons de roxo e verde em máquinas de lavar. Com isso, a dupla quis reforçar a sensação de imperfeição e dar personalidade ao tecido, tornando-o mais atraente.

A coleção não estará à venda, mas, em sintonia com a iniciativa, ela serve como um poderoso estímulo para que comecemos a fazer as perguntas certas sobre como cuidar melhor de nossas roupas.

Como prolongar a vida útil do seu guarda-roupa

Embora mudanças estruturais sejam cruciais para a solução do problema, você também pode fazer a sua parte. Acredite: nosso comportamento e a maneira como cuidamos de nossas roupas têm um impacto enorme. Somos o que vestimos, e é catalisando mudanças individuais que poderemos quebrar padrões e alcançar um progresso real na luta contra a crise climática.

Não é de hoje que a ELLE está comprometida com as questões ambientais, seja por meio das nossas reportagens, seja por parcerias, eventos e muito mais. É por isso que nossa equipe, juntamente com a orientação especializada da Electrolux, reuniu aqui algumas dicas simples, mas impactantes, para ajudar você a ter um guarda-roupa mais sustentável.

1. Cuide melhor das roupas que você tem

As roupas mais sustentáveis são as que você já tem. O problema é que, em média, as roupas são usadas cerca de dez vezes e jogadas fora muito antes do recomendado. Fazer essas peças durarem mais não é só poupa tempo e dinheiro, como também reduz nosso consumo e ajuda a reduzir nossa pegada de carbono. E tudo começa com práticas de lavagem mais sustentáveis.

  • Em primeiro lugar, lave menos. A menos que algo esteja visivelmente sujo ou com odor, procure usar suas roupas pelo menos três vezes antes de lavar.
  • Reduza a quantidade de detergente que você usa e opte pela versão líquida, em vez de pó. Use metade da quantidade prescrita pelo fabricante e acrescente meia xícara de bicarbonato de sódio, que atua como um reforço ao detergente. Isso tornará suas roupas igualmente limpas e ajudará a diminuir sua pegada!
  • Modifique seu padrão de lavagem e diminua a temperatura. Pegando o continente europeu como exemplo: se 30° C, ou menos, se tornasse a norma por lá, e não a exceção, a economia de CO2 seria equivalente a remover mais de 1,3 milhão de carros das estradas anualmente. “Reduzir a temperatura de lavagem e mudar para o detergente líquido pode significar uma economia equivalente a 50 kg anuais de CO2 por máquina. Isso pode criar um enorme impacto se ampliado para milhões de consumidores”, diz Vanessa Butani, vice-presidente do Grupo de Sustentabilidade da Electrolux
2. Invista em peças atemporais e de alta qualidade e use-as por mais tempo

Além de serem melhores para o planeta, as pessoas e os animais, peças de melhor qualidade costumam durar bem mais do que aquela comprinha de fast-fashion feita por impulso. Por isso, compensa gastar um valor um pouco maior e também investir em peças multifuncionais e versáteis. Ao usar seus itens favoritos pelo maior tempo possível, você ajudará a reduzir o lixo nos aterros sanitários e diminuirá seu impacto geral sobre o planeta.

Uma vez em seu armário, considere as roupas como verdadeiros bens: quando não fizerem mais sentido para você, não descarte, passe adiante. O mercado de resale está mais aquecido do que nunca, como você pode comprovar pelo sucesso de empresas como Enjoei e Repassa. Aquela calça da Gucci ou a camisa da Prada com certeza vão dar muitas alegrias aos novos donos.

3. Consertar e fazer reparos em suas roupas favoritas pode ser um ato revolucionário.

O reparo e o conserto são uma parte essencial para o surgimento de uma indústria de moda mais sustentável. Além dos serviços que as próprias marcas começam a oferecer, você pode procurar oficinas de conserto de roupas no seu bairro ou até recorrer a aplicativos. O SOS Costura conecta clientes e costureiras, que vão até a sua casa para tirar medidas e fazer as entregas. É vida nova para velhas amigas queridas do guarda-roupa!

À medida que as questões e os problemas de circularidade na moda aumentam, entendemos que quebrar padrões requer um esforço coletivo. Ao adotar essas pequenas – mas importantes – atitudes, você contribui para promover as mudanças positivas que precisamos para reduzir nossa pegada ambiental na moda e lançar uma luz para o futuro do nosso planeta.

As roupas mais sustentáveis são as que já temos. Descubra como fazer suas peças durarem mais em Electrolux.com/breakthepattern

Fontes: 1. AEG Care Label Project Lookbook. 2. e 3. The Ellen MacArthur Foundation: A new textiles economy: Redesigning fashion’s future

https://elle.com.br/moda/do-lixo-ao-luxo-cuide-da-sua-roupa-cuide-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 32

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço