Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

"Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Parte 1
Ao desenvolver coleções de moda é necessário um apelo conceitual para que os produtos tenham inovação e atendam ao público específico escolhido. A melhor forma de apresentar uma coleção de moda é através da montagem de um book de coleção. Este book deve ter diversos elementos que participaram do processo criativo e fomentaram a criação, como os elencados abaixo:


1. Escolha do Tema
Escolher um tema que tenha afinidade com a marca e com o público. Ele dirá quais serão as referências adotadas para a criação da coleção, podendo ser definidas de acordo com opções internacionais, nacionais, regionais ou pessoais, como: viagem, lugares, espetáculos, personagens, filmes, etc...

2. O Texto Conceito
O texto conceito deve ser poético e que fale exclusivamente do tema, uma inserção do público ao universo a ser desenvolvido na coleção. Coloque um nome para a coleção, escolha um nome sugestivo, poético e que se relacione ao conceito.

3. Release
Texto descritivo que tenha linguagem de moda, também poético, com sedução, ritmo e que trate de informações como:
Estação e ano: primavera/verão; outono/inverno.
Referências: quais foram as referências adotadas para a criação da coleção.
Conceito: resuma-o no máximo em 3 palavras-chaves.
Cartela de cores: defina as cores, tons, matizes e combinações.
Materiais: descreva e justifique a composição, propriedades, texturas e acabamentos aplicados no projeto.
Formas e estruturas: escreva sobre as formas, estruturas, linhas e volumes que predominarão na coleção, se estas são fluidas, retas, geométricas, assimétricas, superpostas, volumosas, transpassadas, etc.

4. Painel de Público
Descrever as características do consumidor e definir em imagens os desejos, anseios, necessidades, perfil, faixa etária, classe socioeconômica, hobbies, emoções, perfil psicológico, sexo, estilo, etc. Deve ter estreita relação com o conceito e imagem da marca.

5. Briefing Imagético
Elabore uma imagem que concentre de modo claro e sintético o conceito da coleção e que comunique as cores, os materiais, as texturas, as linhas, as formas, os volumes e outras informações importantes. Não usá-lo como capa do projeto, crie a expectativa! Esta imagem é a alma de todo o projeto e estará sendo constantemente consultada para todas as definições anteriores ou posteriores à criação. Evite inserir a imagem do consumidor no briefing, prefira colocá-la junto ao perfil do consumidor, principalmente se ele estiver vestido e esta roupa vir a influenciar a criação. Identificar as informações e destacar, do briefing imagético, as formas, estruturas, linhas, volumes, cores e texturas par amontar os painéis a seguir.

"Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

PARTE 2


imagem

"Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial


Dando sequência ao post anterior, apresentamos os demais elementos para a montagem de um book de coleção.


6. Cartela de Cores
Elabore a cartela de cores sempre sobre fundo branco e sem texturas, isto é, cores chapadas. Considera-se ideal a quantidade de 8 a 12 cores. Defina nomes para as cores em sintonia com o conceito e também é interessante colocar o código de cada cor, podendo-se adotar o padrão Pantone Têxtil ou CMYK.

7. Cartela de Materiais
Elabore a cartela de materiais o mais próximo possível do real, onde as texturas retiradas do briefing representem as associações com tecidos reais. Inclua aviamentos somente se estes forem especiais e se tiver volume excessivo, represente-o com foto. Os materiais devem estar apresentados de modo a possibilitar o toque das mãos em ambos os lados, contendo nome, composição e, se for o caso, o fornecedor.

8. Cartela de Superfícies
Apresentação das estampas, bordados, lavagens ou outras interferências.

9. Geração de Alternativas
É o desenho das referências condizentes ao conceito e de forma veloz, procurando as formas e estruturas mais interessantes para o desenvolvimento da coleção, evite racionalizar este processo, quanto mais emocional, melhor. Este processo não precisa estar impresso junto ao book, mas deve fazer parte de um apanhado de esboços que fazem parte do processo criativo.

10. Definição dos Looks
Juntar as informações geradas nas alternativas e montar os looks definitivos da coleção. Elaborar, ilustrar e colorir os looks, manualmente ou em software próprio.

11. Desenho Técnico
É o desenho da roupa planificada, sem o volume do corpo e desenhado na proporção normal da figura humana (sem estar alongada) e serve para orientar a construção da modelagem e colocar as informações técnicas do modelo.

12. Acessórios
Projeto das bolsas, calçados, meias, bijouterias, jóias, chapéus, luvas, etc. Podem aparecer nas ilustrações e devem ter atenção especial com desenho em plano fechado (close), mostrando possíveis detalhes.

13. Produção
Organize os dados técnicos da produção das composições: maquiagem, penteado, biotipo do modelo, acessórios, plano de performances, cenário, sonoplastia e outras informações. Pode ser representado em texto ou em imagens.
Caso o plano de performances durante o desfile seja muito complexo, pode-se apresentar graficamente a coleção em uma linha horizontal com as recomendações necessárias.

14. Plano de Coleção
Em uma única prancha que pode ser dobrável, apresente em escala reduzida e em cores, a coleção com os grupos de produtos ou em panorama geral. Esta página é muito útil para orientar os grupos de desfile e também por proporcionar uma visão global do projeto.

15. Diagramação
Diagrame em uma mesma prancha as ilustrações dos produtos e os desenhos planificados.
Todos as imagens devem ser apresentadas em duas linguagens distintas: a ilustração e o planificado. O desenho técnico deve apresentar textos explicativos e cotas detalhando o projeto para orientar a modelagem e produção do protótipo ou piloto. Elabore as pranchas de forma criativa, técnica, clara e precisa. Hoje já usamos de artifícios digitais para tratamento de imagens e diagramação do material, portanto é válido e autêntico fazer todo de forma manual.

"Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Exibições: 311

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço