Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dos 1398 Fornecedores da Zara, só 457 são da União Europeia

Empresa de Amâncio Ortega tem cada vez mais produtores na Europa não comunitária, e na Ásia o número já supera o da União Europeia
 Amancio Ortega
Amâncio Ortega

A marca detida por Amâncio Ortega - o terceiro homem mais rico do mundo -  tem um sector produtivo cada vez mais distante dos países da União Europeia. Apenas em dois anos, o número de empresas que confecionam produtos para a multinacional, dentro do território da União Europeia, caiu 10,7%. Em 2009 estavam associadas à marca 512 empresas europeias, mas no final de 2011 eram apenas 457.

Para que uma empresa entre para a contagem de colaboração com a dona da Zara, tem de produzir mais de 20 mil unidades ao ano. Este tipo de empresas, de larga produção, são a grande maioria das parceiras da Inditex, ficando de fora 0,47% das empresas, que não alcançam números desta dimensão.

O travão à colaboração com empresas da união europeia deu-se especialmente em 2010, quando a Inditex as reduziu em 10%. A tendência da empresa é apostar nos países da Europa não comunitária, e ainda que não revelem que países são estes, sabe-se que a preferência está nos países a leste da Europa. Em 2011, a Inditex mantinha nesta região 130 empresas , mais 31,3% que em 2010, quando eram apenas 99.

Também a Ásia reúne a preferência da empresa. Em 2010, o número de produtores asiáticos superou pela primeira vez os da União. E em 2011, a Ásia afirmou-se ainda mais. 44,7% dos produtores têxteis têm sede no continente asiático. No ano passado somavam-se 625 empresas do total de 1398 entidades que trabalham para a empresa.

A empresa continua a apostar num serviço de fornecimento por proximidade e tem alguns clusters de produção que integram fabricantes, sindicatos e associações empresariais. Portugal está entre eles, a que se juntam a Turquia, Índia, Brasil, Marrocos, Bangladesh e China. Neste dois últimos é onde se somam mais empregos: 223 mil pessoas trabalham para 150 fabricantes, e 84 fornecedores.

A marca detida por Amâncio Ortega, o homem mais rico do mundo, tem um sector produtivo cada vez mais distante dos países da União Europeia

Fonte:|http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO055928.html

Exibições: 182

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço