Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dossiê das rendas: Martha Medeiros ajuda a desvendar e reconhecer os 5 tipos mais famosos

Trabalho manual dos mais nobres, engana-se quem pensa que renda é tudo igual. São classificadas em duas categorias, de acordo com a forma de produção, se forem feitas com bilros ou agulhas. A partir daí está pronta uma infinidade de tipos de rendas, variando os tamanhos e desenhos dos intricados padrões. 


Martha Medeiros, estilista alagoana que é especialista em roupas feitas com o resultado trabalho manual, lista as mais famosas para você identificar facilmente.

1. RENDA BILRO



O bilro é uma pequena haste de madeira, que é acoplada a uma semente de buriti. A renda é criada com o entrelaçar dos bilros. O trabalho é criado em quase todas as cidades litorâneas do Brasil.

2. RENDA RENASCENÇA



A origem desta renda vem século XVI, na Europa. Sua trama é executada a partir de um desenho feito em papel manteiga e fixado em uma almofada, que serve de guia para o trançado com a agulha, utilizando linha e fita de algodão. 

3. RENDA FILÉ 



É uma renda traçada a partir de uma rede de pesca composta de malhas e nós.
 
4. RENDA LABIRINTO  



É um bordado que se faz desfiando o tecido, unindo os fios e preenchendo os espaços, formando os mais variados desenhos.

5. RENDA BOA NOITE



Produzida exclusivamente na Ilha do Ferro, a origem do seu nome vem de uma flor típica da região, no alto sertão alagoano. Ela recebe um tratamento de seda e permite desenhos geométricos.
 

Exibições: 716

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço