Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Companhia, com sede em Joinville, tem passivo superior a R$ 36 milhões.

Plano de recuperação prevê que os créditos trabalhistas sejam pagos em até 12 meses.

Plano de recuperação prevê que os créditos trabalhistas sejam pagos em até 12 meses.

A Douat Textil parece caminhar para uma virada nos resultados. Mais um passo importante foi dado com a decisão da Assembleia Geral de Credores de aprovar o seu Plano de Recuperação Judicial. Com passivo de R$ 36,4 milhões, a empresa recorreu em novembro de 2012 à proteção da Lei de Recuperação Judicial (nº 11.101). Deferido em janeiro deste ano, o plano foi aprovado por unanimidade pelas três classes de credores. A classe trabalhista e garantia real aprovaram com 100% e a classe quirografária com 69,23%.

O plano de recuperação prevê que os créditos trabalhistas sejam pagos em até 12 meses a partir da sua homologação, enquanto os créditos quirografários e de garantia real serão pagos em 10 anos com um ano de carência, com deságio de 35%. Segundo Luis Alberto de Paiva, presidente da Corporate Consulting que atua como gestor e responsável pela reestruturação da empresa, a Douat já recuperou suas margens e encontra-se em franco crescimento. Os passivos não sujeitos à recuperação e os tributos voltaram a ser pagos e agora, com a aprovação do plano a indústria iniciará seu programa de pagamento aos credores da Recuperação Judicial.

Os motivos que levaram à dificuldade financeira foram o alto nível de endividamento, elevação das taxas de juros e aumento do custo de matéria-prima. Para reestruturar a companhia e traçar o plano de recuperação, a fabricante contratou a Corporate Consulting, escritório especializado em recuperação de empresas. Após o deferimento do pedido de recuperação judicial da Douat Têxtil em fevereiro passado, a consultoria iniciou o aporte de capital levantado no mercado financeiro para a companhia voltar às suas atividades diárias com normalidade e conseguir retomar o crescimento.

“Começamos a estabelecer uma série de medidas dentro da Douat para ter maior controle de custos e contenção de despesas. Com essas soluções e a aprovação do deferimento, conseguimos maior confiança do mercado, juntamente com investimentos de capital para a retomada das operações”, destaca Paiva. A Corporate acumula cerca de 200 empresas reestruturadas e experiência na utilização da Lei 11.101 em 37 processos da justiça. A consultoria contou com a assessoria da Mandel Advocacia, de São Paulo.

“Hoje, em condições de competitividade, a Douat retoma com bastante velocidade suas atividades. É indiscutível a viabilidade operacional da empresa. Nos exercícios anteriores, apesar das quedas na receita bruta de vendas, foi possível manter a estrutura da empresa e suas atividades em normalidade”, informa Paiva. “Com a conclusão das medidas de reestruturação adotadas pela Douat Textil, tudo indica que a situação que gerou a instabilidade momentânea em breve restará solucionada, sendo a perspectiva do negócio otimista, com condições de honrar seu passivo”, acrescenta o presidente da Coorporate.

A empresa foi fundada em Joinville no ano de 1973, e consolidou-se como pioneira na indústria de texturização de fios sintéticos em Santa Catarina, voltados para a fabricação de malhas e outros produtos de moda. Atualmente, emprega 180 funcionários.

http://www.negociosempreendimentos.com.br/radar/douat-textil-tem-pl...

Exibições: 579

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço