Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Doutorado em Engenharia Têxtil promove aula magna - UEM - UTFPR

Aproximar a universidade do setor produtivo, formar pesquisadores capacitados e fomentar a internacionalização da instituição são as intenções do doutorado interinstitucional em Engenharia Têxtil, segundo disse o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho. Ele proferiu a aula magna do curso, realizada nesta terça-feira (11), às 8h30, no Bloco G-56. O doutorado é uma parceria entre a UEM, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade do Minho, de Portugal. <p">

Estavam presentes representantes da UEM, o reitor da UTFPR Carlos Eduardo Cantarelli, docentes da universidade portuguesa, Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos, Fernando Batista Nunes Ferreira, Raúl Fangueiro e estudantes.  Cantarelli enalteceu a qualidade da educação superior estadual, sendo a parceria entre as três universidades um passo considerável para o crescimento do câmpus de Apucarana da UTFPR, fundado há apenas 7 anos, assim como do setor têxtil em geral na região.

O professor Ricardo Dias Silva, diretor do Centro de Tecnologia da UEM, destacou que a parceria permite, a médio e longo prazo, instalar aqui no Paraná, o primeiro projeto de pós graduação em Engenharia Têxtil do Brasil.

Após a abertura os docentes deram início às atividades do curso que terá duração de três anos e contará com 28 doutorandos, todos professores da UEM e da UTFPR, das áreas de Engenharia Têxtil, Design e Moda.     

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, recebeu, nesta segunda feira (10), a professora Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos, da Universidade do Minho, de Portugal, que veio à UEM para dar início a primeira turma do curso de doutorado interinstitucional, que será oferecido na área de Engenharia Têxtil.

Esta primeira turma será integrada apenas por professores dos Departamentos de Engenharia Têxtil, de Design e de Moda. O curso conta com financiamento da Fundação Araucária e é resultado de uma parceria entre a UEM, a Universidade do Minho e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A reunião no Gabinete da Reitoria contou com a presença da vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e da assessora de Cooperação Internacional, Mauro Ravagnani e Evanilde Benedito, respectivamente. Também participaram do encontro, o  chefe do Departamento de Engenharia Têxtil da UEM, professor Gilson Croscato, e os professores Fernando Batista Nunes Ferreira e Raúl Fangueiro, da universidade portuguesa. 

Durante a visita o reitor destacou a importância do estreitamento de laços internacionais entre a UEM e a Universidade do Minho. Rosa Vasconcelos e Evanilde Benedito ressaltaram que a parceria entre as instituições poderá expandir –se também para a graduação.

Com duração de três anos, o curso terá início amanhã (11), e segundo o Gilson Croscato ele poderá, a médio prazo, impulsionar a economia da região à medida que formará doutores na área.

 fonte: www.uem.br

Exibições: 450

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço