Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dragão Fashion Brasil 2015 começa nesta terça-feira em Fortaleza

Evento de moda autoral será realizado de 5 a 10 de maio.
'Dragão Pensando Moda' abre programação com palestras e cursos.

Porto do Mucuripe (Foto: Capucchino/Divulgação)Porto do Mucuripe vai receber pela primeira vez desfiles do Dragão Fashion do Brasil(Foto: Capucchino/Divulgação)

Reconhecido como um dos maiores eventos de moda autorial do país, o Dragão Fashion Brasil realiza 16ª edição a partir desta terça-feira (5) em Fortaleza. Nos primeiros dias, o evento que tem como tema “Mãos à obra, mãos à moda” se volta para o “ Dragão Pensando Moda", com palestras, cursos e workshops no Sesc Senac Iracema. Da quinta-feira (7) a domingo (10), a estrutura do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe vai abrigar, pela primeira vez, 32 desfiles, eventos de gastronomia, exposições e apresentações culturais e artísticas.

Para o idelizador e organizador do DFB, Cláudio Silveira, o objetivo do evento é vitrine para novos talentos da moda brasileira, a partir da valorização da formação acadêmica e de espaços de integração e discussão. Cláudio enfatiza que o Ceará é um dos mais polos geradores do mercado da moda nacional. “Há 16 anos, o evento contribui para o mercado da moda, fomentando a formação dos profissionais e criando ambientes de network e negócios, mas sempre mantendo o olhar próprio de valorização da cultura”, ressalta o organizador.

João Paulo Guedes (Foto: Bernardo Fernandez/Divulgação)João Paulo Guedes teve trabalho reconhecido em Toronto, no Canadá(Foto: Bernardo Fernandez/ Divulgação)

Na 16ª  edição do Dragão Fashion Brasil, estilistas e marcas nacionais e internacionais apresentarão 32 desfiles em salas com capacidade para mil pessoas cada. Entre os nomes confirmados no line up, passarão na passarela os bordados e rendas de alta qualidade da marca cearense Almerinda Maria, a simplicidade e sofisticação das peças do baiano Vitorino Campos, as estampas e cores insparada na arte góticas que conquistaram a Semana de Moda de Toronto do cearense de Quixeramobim, João Paulo Guedes.

Lino Villaventura, um dos principais estilistas da moda brasileira,  participará por mais um ano do evento. O paraense radicado no Ceará encerra a primeira noite de desfiles do DFB 2015. Confira a lista completa de estilistas abaixo. 

Novos talentos Como faz parte da programação do DFB, a comunidade acadêmica e amadores também participa do evento. A ação “Concurso dos Novos” mobiliza alunos dos cursos de Estilismo, Moda e Design, que elaboram peças sob a supervisão de seus docentes. Nessa edição, oito instituições de quatro estados  (Ceará, Pará, Paraná e São Paulo) levam estudantes para a etapa final do concurso que acontece durante o DFB 2015.

As equipes apresentarão uma "coleção-cápsula", composta de oito looks, em um desfile coletivo. Os vencedores levam um prêmio de R$ 8 mil e a instituição vencedora ganha o troféu DFB 2015. Em 2014, o troféu do Concurso dos Novos foi conquistado por alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC). As instituições selecionadas para o Concurso dos Novos 2015 são: Centro Universitário Estácio do Ceará; Faculdade Ateneu – CE; Faculdade Santa Marcelina – SP; Instituto Europeo di Design – SP; Centro Universitário Dinâmico das Cataratas - PR Universidade Estadual de Londrina – PR; Universidade Federal do Ceará - CE e Universidade da Amazônia – PA. 

Dragão Pensando Moda O Dragão Pensando Moda (DPM), correalizado pelo Senac Ceará, oferece atividades de formação profissional que ocorre durante o DFB, com foco nos segmentos que compõem o trade da moda. Nos dias 5 e 6, as atividades do Dragão Pensando Mar se concentrarão no Sesc Senac Iracema. De 7 a 10 de maio, o DPM passa a ocorrer em auditório montado terminal marítimo do Porto de Fortaleza. Os interessados em participar das palestras devem se inscrever no site do evento

De 5 a 8 de maio, das 8h às 12h, o DPM ocorre no Senac Iracema com uma programação especial de cursos pagos, ministrados pelos próprios instrutores do Senac. Os temas abordados serão ‘Introdução a Moulage’, com Beth Malveira e Kyko Araújo; ‘Design de Interiores e a Moda: Estilos Vintage, Contemporâneo e Retrô de seu Ambiente’, com Stékel Bittencourt; ‘Planejamento de Coleção – Técnicas de Processos Criativos’, com Marcelo Belisário; ‘Pedrarias e seus Bordados’, com Sara Girão; ‘Inglês Aplicado aos Termos da Moda e do Design’, com Márcio Correa; ‘Corseteria’, com Ana Leopoldina; ‘Técnica Crazi em Patchwork – Blocos feitos com Pedaços Irregulares e de forma Harmoniosa’, com Lindimárcia Ramires; ‘Fotografia Gastronômica’, com Mizael Alves.

Entre os dias 8 e 10, o Senac realiza no Porto do Mucuripe três mesas redondas sobre mercado da moda e do design autoral. As mesas de discussão ocorrem em um espaço vip, montado especialmente para o evento, com capacidade para 150 pessoas. No primeiro dia de debates será realizada a palestra ‘Tendências 2016 por Canatiba’, com Bia Aydar, às 15h30min e às 16h30min, ‘A Moda Autoral na Cena Contemporânea’, com Suzana Sauquin (Argentina), Kika Tarelli (Argentina) e Eduardo Motta, artista plástico e consultor de moda do Senac Núcleo Corporativo Nordeste. A mediação será feita por Phaedra Brasil, estilista da Marca Vívere  - BA e instrutora do Senac/BA.

No segundo dia de debates do Dragão Pensando Moda será a vez de discutir ‘O Design e a Autoria em Projetos de Moda’, às 16h30min. O tema abre espaço para apresentação de experiências do Centro Municipal de Design de Buenos Aires (CMD). Os convidados para este momento serão Maximiliano Iriart (Argentina), Eduardo Motta e o estilista cearense Mark Greiner. As discussões continuam no último dia de evento abordando o tema ‘Os Negócios da Moda Autoral’, com Jô Sousa (Coordenadora da Pós Graduação em Negócios da Moda do Senac/SP), Mario Queiros (Docente da Pós graduação em Negócios da Moda – Senac/SP) e Eduardo Motta. O debate ocorre às 16h30min.

Gastronomia e compras A edição deste ano terá o espaço Jardim das Delícias, com a curadoria do chef Fernando Barroso e o mote na valorização dos ingredientes regionais. No Porto do Mucuripe, também haverá uma área reservada para food trucks, que tem como curadora Renata Toth. A estrutura no porto também terá a loja colaborativa Kza do Dragão com o trabalho de designers e artesãos. Nessa edição, 26 expositores, que apresentam acessórios, vestuários, design e decoração, terão espaço no evento. A popstore abre as portas para novos empreendedores e os aproxima de um público que quer adquirir produtos que seguem a tendência da moda sem deixar de valorizar a produção autoral.

SERVIÇO DFB 2015 Dragão Pensando Moda (Senac Ceará) Data: 4 a 7 de maio  Local: Sesc Senac Iracema Inscrições: www.ce.senac.br

Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza Data: 07 a 10 de maio Local: Porto do Mucuripe Hora: A partir de 16 horas ***Censura para os desfiles 12 anos

Confira a programação completa no site do evento

Veja a lista de estilistas que apresentarão desfiles: Aládio Marques (BA) André Sampaio (CE) Asap (RS) Almerinda Maria (CE) Bikini Society (FR) Christina Crawford (IT) Gisela Franck (CE) Ivanildo Nunes (CE) Jadson Raniere (SP) Jeferson Ribeiro (BA) João Paulo Guedes (CE) Lenita Negrão (CE) Lindebergue Fernandes (CE) Lino Villaventura (CE) Lisyane Arize (FR) Melk Z-da (PE) Paulo Martins (CE) Rebeca Sampaio (CE) Riachuelo Ricardo San Martin (RN) Ronaldo Silvestre (MG) Vitonino Campos (BA) Wagner Kalieno (RN) Weider Silveiro (PI)

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/05/dragao-fashion-brasil-201...

Exibições: 60

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço