Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

Hoje damos início a mais um dia de Dragão Pensando Moda e neste segundo momento começam os cursos e oficinas que serão ofertados durante o restante dos dias de Dragão Fashion Brasil. Com uma programação bem recheada durante todo o dia, confira aqui como foi o primeiro dia das oficinas realizadas pelo Senac Ceará.

ACESSÓRIOS COM FIOS E TEXTURAS - POR MARY DESIGN

DSC_0046

Mary Figueiredo conta que além de realizar seu trabalho com bijouterias, tem se dedicado a espalhar conhecimento sobre o seu trabalho com palestras e workshops. A designer começou a produzir acessórios com 17 anos. Seu pai sendo alfaiate, logo se apaixonou por tecidos e todos os materiais que envolviam essa criação. Ao longo dos anos, a designer foi se reinventando no mercado da moda e fala que moda é percepção de comportamento, atitudes, de entender o seu público e mirar em um produto que seja atrativo para seus clientes. Durante seu tempo de trabalho, a bijouteria foi o caminho que ela encontrou para conversar com as mulheres.

    DSC_0053

Mary conta que no momento da sua criação ela gosta do conceito de descombinar harmoniosamente. A designer usa diferentes pedras e materiais, mas todos devem possuir um peso igual na criação, um material não pode se sobrepor a outro. Se esse exercício vira algo complicado ou dificultoso, ela se desprende da tarefa que estava sendo executada e passa e rever as tarefas ao criar.

A desginer fala da importância que é vender sonhos. Como já vimos no conteúdo das palestras apresentadas ontem, o seu consumidor deseja se identificar com você em um nível pessoal, então é muito importante criar essa relação lúdica com seu público. Em cada coleção trabalhada, Mary guarda um elemento marcante em uma pequena redoma que vai contar um pedacinho da história daquela coleção, configurando o projeto Brasil em redoma, que a designer já executou inclusive em parceria com um artesão cearense.

Em sua oficina, além da prática com fios, a designer vai mostrar como vender um produto para seu público, como fazer o novo usando os mesmos materiais e como montar peças diversificadas com materiais básicos! Fiquem ligados em nossa cobertura para conferir novidades sobre a oficina!

• ORIGAMI EM TECIDOS - POR THAIS KATO

    IMG_9966

Começou hoje a oficina de Origami em Tecido com Thaís Kato. Por enquanto, Thaís contou um pouco sobre como foi desenvolvida essa técnica a partir do origami original e demonstrou alguns de seus trabalhos mais recentes com o tecido. A partir de amanhã, os alunos inscritos no curso já poderão aplicar todo o conhecimento teórico que absorveram hoje para montar as próprias peças.

Um único pedaço de tecido cortado em forma geométrica: sem corte ou costura, o tecido é dobrado de acordo com diagramas de origami cuidadosamente desenvolvidos e testados, onde cada detalhe ressalta a tradicional e milenar sutileza, encantamento e perfeição oriental. Esta é a base da técnica do origami em tecido.

    IMG_9975

Muito mais durável que o papel, o origami em tecido traz a arte para o dia a dia, transformando momentos práticos em uma pequena exposição de beleza e delicadeza, requinte e charme.

• IMAGEM DE MODA: COMO CRIAR ANÚNCIOS, CATÁLOGOS E DESFILES? - POR MARIO QUEIROZ

Mário iniciou a sua oficina fazendo uma explanação sobre os processos que envolvem a construção de um desfile e conta que é essencial registrar e documentar toda a prova de roupa antes de um grande evento para que possam ser confirmadas a harmonia de materiais e relação das famílias.

    b36b7d4d2a050e0e3559332d0744087e

Mário ressalta que o estilista deve estar envolvido  em todas as etapas de um desfile, inclusive a beleza desde sua concepção até a execução. O estilista conta que um desfile de moda deve causar algum tipo de impacto sobre aqueles que o assistem: sendo estranheza ou admiração. A mídia espontânea de um desfile é feita por imagens fortes.

    57c1edc96ce389875060009bad1bc782

Mário fala ainda da enorme importância de colocar em seu orçamento um assessor de imprensa e um fotógrafo para que a divulgação de seu desfile seja maior e mais eficaz. Ele finaliza o primeiro momento de sua oficina com a frase “um desfile sem emoção é como uma comida sem tempero. É muito chato”

MERCADOS POSSÍVEIS: CONSULTORIA DE IMAGEM - POR JÔ SOUZA

Jô Souza veio ao Senac ministrar o curso de Consultoria de Imagem e ela começa falando que o corpo está dividido em quatro partes, diferente do que aprendemos nas disciplinas de desenho, que divide o corpo em oito.

    IMG_0724

Ao dividir o corpo em quatro, Jô explica que para cada profissão dos clientes de  um personal stylist existe uma parte do corpo que vai ser prioridade. Alguém que trabalha o dia todo sentado, por exemplo, não pode dar ênfase em sapatos e sim na parte superior de seu look.

Jô também explica que, ao conversar com um cliente, o consultor deve entender qual a prioridade nas escolha de seus looks: se profissional, social, finais de semana entre outros. Ao definir em uma lista quais as prioridades, o stylist deve detectar as deficiências de cada área e suprir as mesmas.

Depois de feita essa análise, o stylist dá ao cliente um diagnóstico de sua imagem sugerindo soluções para combinações de cores, montagem dos looks e definição do estilo a ser adotado pelo cliente.

    IMG_0703

Essa oficina promete uma produção muito interessante para o restante dos dias de curso! Fiquem ligados e confiram!

FASHION TO TAKE AWAY - POR ELIANA ALCÂNTARA E SANTIAGO DUSSAN

Eliana Alcântara e Santiago Dussan vieram ao Senac Ceará ministrar o curso “Fashion to take away”. Os dois tem o background construído nas bases do curso de arquitetura. Eliana aqui no Brasil e Santiago em Bogotá. A dupla traz em sua oficina uma experiência de como otimizar espaços e objetos existentes no mercado, como uma forma de reciclar e dar novas funcionalidades para alguns materiais.

IMG_0696

Eliana fala da importância da moda e da arquitetura para a realização do seu curso que tem a proposta de desconstruir estruturas e resignificar objetos. A aula iniciou-se com um vídeo que demonstrava esse movimento de desconstrução e reconstrução de um novo significado. Cadeiras transformavam-se em vestidos e vice-versa.

A dupla também fala sobre conhecer bem o material com o qual você está disposto a trabalhar, quanto mais se conhece um material, mais possibilidades de transformação o mesmo apresenta. Muito interessante!

http://www.profissaomoda.com.br/materias/2014/04/dragao-pensando-mo...

Exibições: 153

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço