Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O terceiro dia de Dragão Pensando Moda começou animado e com diversos cursos e oficinas inéditas. Confira um resumo:

• INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA MODA - POR PAULA VISONÁ

No 3º dia de Dragão Pensando Moda, mais um curso profissionalizante teve início, com o tema “Inteligência Competitiva”, ministrado pela consultora de pesquisa de tendências e comportamento de consumo, Paula Visoná. Paula começou falando sobre a Moda como expressão do indivíduo e do seu comportamento perante a sociedade. Ela ressaltou também que os blogs de street style estão em evidência nos dias de hoje porque o sistema se deu conta de que é na rua onde o consumidor se expressa, onde as coisas acontecem.

    IMG_0231

Em questão de perspectiva Global x Local, hoje há vários dispositivos que facilitam a conexão de culturas globais e locais, e o principal é a moda. “A roupa é o objeto imediato da moda como movimento de expressão da arte”, Paula observa. “A moda nos permite sermos artistas, mesmo que em um sentido efêmero”, completa.

Paula encerra o primeiro dia de seu curso falando sobre a necessidade da inquietação nas áreas criativas. “O melhor componente pra quem trabalha com criatividade é a curiosidade. Pergunte, saia da zona de conforto e não aceite o que lhe dizem sem contestar”, fala. “O ‘porque’ é uma ferramenta fundamental nesse mercado”, completa.

MAKE: PASSARELA E MODA - POR BETO FRANÇA

Beto França inicia a parte teórica de seu curso traçando uma linha do tempo sobre a história da maquiagem. Com um breve resumo da idade antiga, média e até os dias de hoje. O maquiador conta que a arte de maquiar evoluiu na indústria a partir do momento em que as atrizes de cinema foram precisando vender as suas imagens para chamar mais atenção. Os primeiros maquiadores eram cabelereiros e perfumistas e foram se inserindo no mercado e se especializando cada vez mais.

    IMG_0759

Beto explica que a maquiagem é uma forma de arte, comunicação e expressão. Ao passar pelas décadas, o maquiador fala um pouco da maquiagem contemporânea cujo padrão não é rígido e busca trabalhar a individualidade e ao mesmo tempo provoca e ilude. Com a democratização do estilo, a maquiagem sofre uma constante revolução nos tempos modernos.

TECIDOS E SEUS COMPORTAMENTOS - POR MITIKO MEDEIROS

Mitiko é Mestre em Comunicação, graduada em Educação Artística e tem formação técnica têxtil pela Escola SENAI Francisco Matarazzo em São Paulo. A professora também atua em cursos de Pós Graduação e dá consultorias para empresas de cadeia têxtil.

    IMG_0793

Mitiko deu início ao seu curso apresentando aos seus alunos um estudo sobre os fios, após a apresentação entregou para cada aluno amostra de tecidos, destacando a composição de cada e suas funcionalidades. Uma das maneiras para demonstrar aos alunos a verdadeira origem dos fios foi através da queima desses artigos e da fumaça que saiu deles. Dessa maneira ela ressaltou que é importante estar atento aos artigos que são vendidos com uma especificação de composição, que na verdade não é tão real.

Ela ressaltou ainda que com o avanço das tecnologias é possível reproduzir com material químico as matérias primas que não dariam conta de atender a demanda de produção do mercado.

MODELAGEM - POR NICO DIDONA

Também começou hoje o curso de Modelagem com Nico Didona. Formado pela Escola de Moda de Londres, ele abriu seu primeiro ateliê em 1999. Lá, estabeleceu sua carreira como designer de roupas masculinas prontas para uso. Com o crescimento da grife de moda, Nico não demorou a mergulhar no mundo das peças femininas. Sua filosofia é centrada na versatilidade do vestuário, na qualidade dos tecidos e na perícia do trabalho de inovar e desenvolver roupas modernas e confortáveis.

    IMG_0260

Foi assim que a primeira parte de sua aula transcorreu ao longo do dia. O estilista mostrou aos alunos do Senac como um simples pedaço de tecido pode ser transformado em diversos tipos de blusas ou batas femininas sem sequer fazer um corte, apenas com dobras, grampos e — claro — o uso da criatividade. Amanhã, será a vez dos alunos de demonstrar essa e outras habilidades.

Fique atento para mais novidades!

http://www.profissaomoda.com.br/materias/2014/04/dragao-pensando-mo...

Exibições: 371

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço