Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Em um dia movimentado de desfiles na quinta-feira (22), Dries Van Noten apresentou  uma alfaiataria disruptiva em uma zona de obras lúgubre, enquanto o designer da Ami, Alexandre Mattiussi, mostrou-se muito competente e comercial.

Dries Van Noten: alfaiataria disruptiva em uma zona de obras
Os designers adoram exibir suas criações em locais de obras; mas ninguém mais do que Dries Van Noten, que nesta temporada usou uma zona de obras como justaposição para sua moda intelectual. Uma antiga fábrica abandonada e empoeirada no 17º arrondissement, onde era preciso subir cinco andares para ver a última coleção do estilista belga. O esforço valeu a pena.


Dries Van Noten - primavera/verão 2024 - Moda masculina - França - Paris - © ImaxTree

 
Dries, um dos maiores criadores de estampas de moda de todos os tempos, criou apenas uma nesta temporada, optando por se concentrar no corte e na construção, na silhueta e na forma.
 
Ele começou com cerca de vinte looks de alfaiataria. Trench coats muito estilizados, confeccionados com tecidos fluidos e femininos como a musselina; calças cortadas de modo que a parte de cima do sobretudo descesse e virasse um avental; ou uma série de jaquetas sedutoras, alongadas e superdimensionadas que pareciam feitas de seda, mas eram, à primeira vista, compostas por algum tipo de algodão amassado. E uma série de supercasacos espinha de peixe, um dos quais tinha até a lapela rasgada.

"Chique disruptivo e distorcido. Tentando brincar com as conotações da elegância, mas traduzidas de uma forma muito jovem. Um pouco streetwise, o que é ótimo porque eu queria dar aos jovens mais maneiras de se expressar", explicou Dries, no piso térreo do local, igualmente empoeirado.
 
Ao longo, prevaleceu uma silhueta longa e estreita que jogou com seus próprios códigos, adicionando toques de sportswear e streetwear. Qualquer estampa limitava-se a motivos gráficos sobrepostos, como sombras, fazendo uso sutil da cor.



Dries Van Noten - primavera/verão 2024 - Moda masculina - França - Paris - © ImaxTree


"Eu queria formas e não estampas escandalosas. Sei que fomos muito escandalosos no passado", ela admitiu.
 
Ele usou tecidos esvoaçantes, como musselinas e plongé de seda, supertingidos para torná-los menos efeminados. Técnica também utilizada em capas de chuva de náilon, conferindo-lhes um brilho metálico.
 
"A alfaiataria continua a me fascinar. Agora acredito que estou vestindo uma terceira geração. Porque toda vez que pergunto a um modelo quando ele nasceu, me dizem 2010", brincou o sempre autocrítico estilista de 65 anos.
 
"Muitos jovens apreciam a alfaiataria. Gosto que na moda masculina os modelos podem apreciar uma nuance que talvez as meninas não apreciem tanto", concluiu com um encolher de ombros.


Ami: mais comercial do que mágico



Talvez devêssemos renomear o fundador e designer da Ami, Alexandre Mattiussi, para "Alexandre Merchandiser" depois de uma coleção tão competente e comercial, com algo para o guarda-roupa de todos, tanto para homens como mulheres.



Ami Paris - primavera/verão 2024 - Moda masculina - França - Paris - © ImaxTree


Vincent Cassel abriu o último desfile da Ami, e Vittoria Ceretti, a modelo mais elegante da moda atual, o encerrou, formando parte de um elenco triunfante. A produção aconteceu no Tennis Club em Paris, um local icônico onde grandes nomes como Helmut Lang, Phoebe Philo e Riccardo Tisci realizaram desfiles épicos.
 
Foi uma exibição impressionante apresentada em um tapete de feltro branco diante de 600 pessoas sentadas nos assentos favoritos de Mattiussi: cadeiras escolares dobráveis.
 
Para os homens, elegantes jaquetas trespassados, a peça da estação, em risca de giz, verde desbotado ou cru, casacos alongados e calças fluidas lânguidas.
 
Para as mulheres, saias na altura do joelho, em couro preto, semitransparente ou com paetês; ternos elegantes em que o paletó chegava até a bainha da minissaia; e vestidos largos com corte lateral na altura do quadril. Tudo parecia elegante e caro.
 
Além disso, no quesito calçados, ele introduziu um novo sapato incrível com saltos de listras verticais, dignos de Daniel Buren, para as mulheres, e sandálias grossas de centurião romano para os homens.
 


Ami Paris - primavera/verão 2024 - Moda masculina - França - Paris - © ImaxTree


Tudo tinha um ar francês, que é o que os fãs de Ami procuram quando compram a marca: um look parisiense romântico, nunca adocicado e sempre acertado.
 
Liderado por um elenco de jovens modelos, amenizado pela dupla de veteranas, Audrey Marnay e Guinevere van Seenus.
 
Apoiado por alguns sons empolgantes, como Night Rush, de Glowline, foi uma encenação de muito sucesso. No entanto, não pareceu muito diferente de muitos dos desfiles recentes de Ami. Pode ter sido uma mercadoria maravilhosa, mas talvez não tenha havido magia suficiente.

https://br.fashionnetwork.com/news/Dries-van-noten-e-ami-na-semana-...

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Exibições: 22

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