Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

E-commerce cresce no Brasil e roupas estão entre peças mais procuradas

A atividade é cada vez mais praticada no País por causa da praticidade e dos preços baixos. Pensando nisso, o Portal A Critica reuniu dicas para deixar as compras ainda mais seguras e sem supresas desagradáveis

E-commerce cresce no Brasil

Pesquisa aponta que brasileiros estão comprando mais roupas pela internet (Márcio Silva)

Para quem gosta de roupas e assessórios, a internet oferece uma infinidade de produtos de todos os lugares do mundo que podem ser adquiridos com apenas alguns cliques. Essa facilidade tem conquistado cada vez mais os brasileiros. De acordo com os dados da empresa e-bit, que acompanha desde 2000 as novidades do comércio virtual no País, no ano passado o e-commerce - ou comércio eletrônico - nacional conquistou 10,3 milhões de novos consumidores, e 42,2 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online.

A advogada Monique Diniz, 23, a estudante de arquitetura Giovana Nobre, 22 e o estudante de design José da Silva, 21, fazem parte do grupo de pessoas que foram cativados pela praticidade do e-commerce. Para os três, a maior vantagem de comprar na rede é a variedade.  

“Compro pela internet há mais ou menos uns três anos. Optei por causa da variedade de produtos, que é enorme, além de muitos deles serem difíceis de encontrar na minha cidade (Manaus)”, explicou José.

Apesar da facilidade e da variedade, quem compra na rede precisa tomar alguns cuidados, tanto para a segurança quanto para não errar no tamanho da peça adquirida e ter surpresas desagradáveis com a chegada do correio. Confira algumas dicas que o trio deu para os “marinheiros de primeira viagem”:


Giovana Nobre, José da Silva e Monique Diniz (Arquivo pessoal)

Segurança

Para fazer uma compra segura na internet não tem segredo: é preciso pesquisar e ficar atento. “Existem inúmeras maneiras da sua compra sair errado. Já aconteceu até de clonarem o meu cartão de crédito após ter feito pagamento em uma loja não tão segura” alerta Giovana.

“A dica principal é ler atentamente as informações passadas pelo site durante a compra, geralmente faço um busca no google antes de efetuar uma em um site que não conheço, em busca de reclamações de clientes não satisfeitos com a loja”, completa a estudante.

“Outra dica é sempre conferir os comentários e notas de satisfação dos consumidores no site. Uma pesquisa rápida pode ser esclarecedora”, confirma José.

Costuma demorar pra chegar?

Segundo o trio as compras feitas em sites brasileiros costumam não demorar, mas as feitas em sites internacionais exigem certa paciência. “Alguns produtos importados (China, Coreia), costumam demorar cerca de 45 dias. Já esperei dois meses por alguns produtos”, afirma Monique.

“Como faço pedidos internacionais pela loja Nube, geralmente demora um pouco para chegar, por volta de 40 dias, mas já cheguei a esperar quase três meses por uma bolsa, já tinha até desistido do pedido, foi em uma época que os correios entraram em greve no Brasil todo, mas acabou chegando.”, compartilhou Giovana.

Como não errar o tamanho?

Uma das maiores inseguranças de quem compra roupas pela internet é errar no tamanho por não poder experimentar a peça antes de efetuar o pagamento. Giovana já perdeu roupas por causa de medidas erradas e agora tem um truque para evitar que aconteça novamente.


Algumas das peças que Giovana comprou pela internet (Arquivo pessoal/Giovana)

“Como as medidas não são padronizadas em todas as lojas, um tamanho 'p' de uma loja não vai ser o mesmo tamanho 'p' da outra loja. Hoje em dia só compro roupas em sites que informem as medidas da peça em centímetros, assim posso comparar as medidas no meu corpo ou em peças que já tenho em casa para confirmar se aquele produto que estou adquirindo sirva perfeitamente. Nada pior do que esperar por aquela roupa linda durante dias e quando ela chegar, não caber em você”, aconselha a universitária.

Uma dica dada por José para não perder a peça é ver se o site aceita troca de produto. “Já aconteceu de eu comprar uma peça e não caber, não cheguei a perder, pois o site disponibilizava do serviço de troca, onde o item pode ser trocado em um prazo determinado pela empresa, mas a dor de cabeça não compensa. Por essa razão, é bom conferir a compra antes de confirmar, checar as medidas do produto e se a loja disponibiliza o serviço de troca”, recomenda.

Dicas de sites

Para Monique, os melhores sites são os que oferecem ótimos descontos. “Gosto de comprar pelo ebay e sites chineses ou coreanos, pois o preço é muito em conta, apesar da demora para a entrega. Também gosto de comprar pelo e-shop da loja Farm. Eles sempre tem boas promoções”.


O site Chico Rei é um dos favoritos e recomendados por José (Reprodução/Chico Rei)

Para José, peças criativas e um bom atendimento são a prioridade. “O site Chico Rei e o El Cabriton possuem uma excelente variedade de peças criativas, além disso o serviço ‘fale conosco’ funciona muito bem”.

Já Giovana não possui um site favorito e gosta mesmo é de descobrir novos a cada dia. “Gosto muito de garimpar pela internet, sempre busco novidades em sites variados”.

Brasileiros gostam de comprar roupa pela internet

Segundo a pesquisa “Novos E-consumidores” - feita pela revista digital Mundo do Marketing em parceria com a Consumoteca (empresa de pesquisa e inteligência de mercado) - roupa é o terceiro artigo mais procurado por quem compra na internet, com 20% da preferência, ficando atrás dos eletrodomésticos (42%) e dos produtos de informática (47%).

Ainda segundo a pesquisa, o que motivou estes brasileiros a comprarem pela internet, em 37% das respostas, foi o preço. Apesar de 28% afirmarem que já evitaram comprar na web por medo, e 23% se sentiram inseguros em relação a roubo dos dados pessoais e de cartões de crédito, apenas 6% não gostaram da experiência e 97% dissera que vão voltar a comprar pela internet

http://acritica.uol.com.br/vida/Compras-internet-cresceram-Brasil_0...

MÔNICA DIAS

Exibições: 300

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço