Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ecoeficiência das Sacolas Depende do Perfil do Consumidor

 

Estudo com oito tipos de sacolas mostra que o tipo mais adequado depende da forma de uso

 

Em tempos de ecoeficiência, há quem acredite que as sacolas reutilizáveis são a melhor opção na hora de fazer compras. Mas um estudo encomendado pela Braskem – maior produtora de resinas termoplásticas das Américas –, e realizado pela Fundação Espaço ECO e o Instituto Akatu mostra que a ecoeficiência das sacolas depende, na verdade, do perfil e hábitos do consumidor.

O estudo comparou o uso de diferentes tipos de sacolas para transporte de compras de supermercado, bem como os impactos econômicos e ambientais de cada alternativa. Foi analisado o ciclo de vida de oito opções de sacolas disponíveis no mercado brasileiro, entre elas algumas descartáveis (de polietileno tradicional, de polietileno de cana-de-açúcar e as aditivadas com promotor de oxibiodegradação) e algumas retornáveis (papel, ráfia, tecido e TNT (tecido não tecido).

As alternativas de sacolas englobadas no estudo foram avaliadas para um período de um ano, considerando variados cenários envolvendo maior ou menor volume de compras, maior ou menor frequência de idas ao supermercado, maior ou menor frequência de descarte do lixo, tipo de matéria-prima utilizada na produção das sacolas, capacidade de carga, custo de cada sacola, número de vezes em que é utilizada, reutilização ou não da sacola como saco de lixo e envio ou não da sacola para reciclagem.

“Percebemos que cada material tem um desempenho mais adequado dependendo da função e da maneira como é empregado”, explica o gerente de ecoeficiência da Fundação Espaço ECO, Emiliano Graziano. Segundo ele, a relação entre o número de idas do consumidor ao supermercado, o número de vezes que ele dispõe seu lixo em sacolas plásticas e o tamanho de sua compra definem que sacolas descartáveis e as reutilizáveis são mais ecoeficientes.

Dúvida - A notícia surpreendeu a dona de casa, Sandra Lúcia Fonseca, 55 anos. “Essas Ong's (Organizações Não Governamentais) e os ambientalistas vivem pregando que o ideal é usar a sacola reutilizável e, agora, esse estudo mostra que a sacola plástica pode ser melhor? Não estou entendo mais nada. Isso deixa a gente sem saber o que escolher”, questiona a dona de casa.

O desabafo não é à toa. O resultado do trabalho vai de encontro ao que vem sendo dito em relação à ecoeficiência, já que há algum tempo se defende que as sacolas reutilizáveis são melhores para o meio ambiente.

Na visão do diretor de desenvolvimento sustentável da empresa Braskem, Jorge Soto, o estudo ajuda a orientar o consumidor. “Considero benéfico o fato de que esse estudo venha trazer mais informação para o consumidor final em relação à escolha da melhor sacola. Não há um único produto mais ecoeficiente que outro em todas as situações – sua eficiência vai sempre depender da situação, do perfil do consumidor, dos cenários de uso da sacola e de descarte de lixo pelos consumidores”.

Na opinião do pesquisador e engenheiro químico, Rivaldo Souza Bôto, no entanto, é preciso cautela com os resultados. “Não conheço este estudo de forma detalhada, mas é fato que o plástico é um produto que afeta o ecossistema do planeta. Diante disso, se faz necessário a produção de plásticos biodegradáveis. Vale ressaltar que somente é considerado biodegradável a substância que se degrada por meios naturais no prazo de até seis meses, o que não é o caso das sacolas plásticas tradicionalmente utilizadas”, alerta Bôto, que estuda o tema no mestrado.

 

Fonte:|http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=5786041

 

Eccotêxtil – Consultoria Têxtil
Erivaldo José Cavalcanti
Estamos habilitados a examinar seu sistema de custos, promover otimizição, ou desenvolver um específico para sua empresa.
erivaldo@gestaotextil.com
11 – 64460647
11 - 77846336

Exibições: 206

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço