PEQUIM - O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu ao ritmo anualizado de 8,1% no primeiro trimestre de 2012, o que significou o menor ritmo de expansão desde o primeiro trimestre de 2009.
O ritmo de expansão do PIB desacelerou no primeiro trimestre do ano em relação ao quarto trimestre de 2011, quando estava em 8,9% ao ano.
O resultado do primeiro trimestre também ficou abaixo da mediana (8,3%) das estimativas de 15 economistas ouvidos pela agência Dow Jones.
Em relação ao quarto trimestre, houve um avanço de 1,8% no período de janeiro a março, abaixo também da expansão de 2% registrada na comparação entre os últimos três meses de 2011 e o trimestre imediatamente anterior, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China.
Economistas ouvidos pela Dow Jones previram que haveria uma desaceleração do ritmo de crescimento chinês, em meio ao enfraquecimento da demanda mundial e ao desaquecimento do mercado imobiliário local, o que deve resultar em um aprofundamento de medidas de estímulo econômico.
O escritório de estatísticas chinês comentou o dado, argumentando que, em meio a pressões inflacionárias, o PIB do país ficou em um patamar razoável.
(Dow Jones Newswires)
Fonte:|http://www.valor.com.br/internacional/2614578/pib-da-china-avanca-8...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por