Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Economia Circular e Produção Sustentável: como curso de pós-graduação do SENAI CETIQT pode auxiliar profissionais que desejam implementar o conceito de economia circular na cadeia produtiva

Mais que uma tendência, a Economia Circular é uma nova necessidade e uma oportunidade. Lideranças se conscientizam sobre a importância de diminuir o descarte de resíduos e a dispersão de poluentes no mundo, mas a Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou, em pesquisa, que 76% das indústrias brasileiras adotam alguma prática de Economia Circular, mas a maior parte não as associa ao conceito.

Como oportunidade, a Economia Circular responde pelo uso mais eficiente e sustentável de recursos naturais. A indústria tem grande potencial de protagonismo reutilizando recursos de matéria-prima para novos produtos e inovando na manutenção dos materiais no ciclo produtivo. A adoção de práticas da Economia Circular é vista pelos empresários como produtiva: reduz os custos operacionais, aumenta o aproveitamento de matéria-prima na empresa, ajuda na fidelização de clientes, melhora a imagem, aumenta a receita, contribui para a criação de novos empregos, potencializa a prestação de serviço adicional e potencializa a troca de resíduos entre empresas da mesma região.

Pensando nesse contexto, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), em parceria com Núcleo de Sustentabilidade e Economia Circular (NUSEC), como parte integrante das estratégias de negócios e operações da indústria têxtil brasileira, o SENAI CETIQT Barra elaborou o curso Economia Circular e Produção Sustentável. Ele tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar em processos produtivos sustentáveis, implementando o conceito de economia circular na cadeia produtiva, considerando aspectos regulatórios e técnicas mais limpas de produção.

“Como nosso modelo econômico atual é extrair, produzir e desperdiçar, a Economia Circular se tornou uma alternativa muito atraente, uma vez que ela busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade, já que engloba desde o redesenho de processos, produtos e modelos de negócio até a gestão da utilização dos recursos. Sua implementação pode construir resiliência a longo prazo, gerar oportunidades econômicas e de negócios, proporcionando benefícios ambientais e sociais em qualquer escala, para grandes e pequenos negócios, para organizações e indivíduos, global e localmente”, analisa Liliana Coelho, Especialista em Desenvolvimento de Negócios Educacionais, do SENAI CETIQT.

O curso de pós-graduação de Economia Circular e Produção Sustentável do SENAI CETIQT é uma oportunidade ímpar para os profissionais da indústria brasileira saírem na frente no que diz respeito ao tema, porque é pensado em todo o ciclo produtivo, diferente de outras ofertas do mercado que são mais voltadas para a área de gestão. “Preparar profissionais para discutir com propriedade e implementar a economia circular no Brasil é urgente e é um dos caminhos para que a indústria brasileira possa ganhar competitividade e avançar na sustentabilidade”, encerra Liliana.

Curso de pós-graduação “Economia Circular e Produção Sustentável”

Período de realização: 09/05/2023 a 16/03/2024

CARGA HORÁRIA: 360h EaD

Investimento: O curso tem o valor total de R$ 17.986,00 (podendo ser pago em até 24 parcelas mensais de R$ 749,42).

PÚBLICO-ALVO: Profissionais com formação em nível superior e alunos graduados nas áreas de Engenharia Têxtil, Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Administração, Designer, Engenharia de Segurança do Trabalho, Biologia e afins.

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (instalado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão) e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, que é o responsável pela gestão dos projetos integrados com SEBRAE e com o Grupo SOMA. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

https://senaicetiqt.com/economia-circular-e-producao-sustentavel-co...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 49

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço