Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Economia circular: empresa brasileira cria primeiro tecido sustentável do mundo

Ampliar medidas sustentáveis para o mercado têxtil tem sido a resposta da Ideal Work ­– maior fabricante de uniformes profissionais do Brasil, ao desafio permanente de lidar com resíduos de produção e os impactos ambientais da indústria. Depois de estimular seus processos de inovação, a empresa apresenta para o setor o primeiro tecido sustentável do mundo, o Ecowork.

Em uma cadeia produtiva totalmente sustentável, o Ecowork é único tecido para uniformes profissionais proveniente da economia circular, processo em que o uniforme usado e o resíduo voltam a ser o mesmo produto que foi em sua origem. Com a inovação, empresa prevê que o lançamento represente 20% do seu faturamento anual, que hoje é de R$ 250 milhões.

Na fabricação, as peças usadas pelos colaboradores e os resíduos de produção são desfibrados, misturados a outras fibras, como o algodão e o poliéster que conferem durabilidade e resistência ao fio, para então se transformar em tecido e em uniformes, fechando assim o ciclo. Ao reconfigurar o método de confecção para o segmento, estima-se que a Ideal Work reciclará mais de 20 mil toneladas de uniformes usados em 1 ano, ou seja, serão menos 20 mil toneladas de resíduos têxteis nos aterros sanitários.

Segundo Antonio Rodrigues – CEO da Ideal Work, “buscamos novas tecnologias para mostrar que é possível produzir e confeccionar tecidos de forma sustentável. Foram dois anos de pesquisa e desenvolvimento e R$ 4 milhões de investimento para atingir o resultado de excelência. Com o pioneirismo da nossa empresa, colocamos mais uma vez o Brasil no centro das atenções quando o assunto é sustentabilidade”.

Para Rodrigues, a preocupação com meio-ambiente faz parte das discussões do plano de expansão da Ideal Work. “Mexer na essência de produtos para o setor de uniformes profissionais exige um nível diferente de comprometimento para estimular o desenvolvimento sustentável. É preciso pensar em estratégias eficientes e no processo produtivo ecoeficiente”.

Protagonismo sustentável

Os desafios impostos após eclosão da pandemia deram início ao projeto do tecido Ecowork em direção ao cuidado com o planeta. Durante dois anos em pesquisa e desenvolvimento, a Ideal Work teve a missão de encontrar um material verdadeiramente eficiente e sustentável para minimizar o impacto da indústria na natureza e superar a escassez de matérias-primas.

Para isso, a empresa foi extremamente exigente e estratégica na escolha de toda a cadeia produtiva, garantindo fornecedores com valores compatíveis e processos sustentáveis. A companhia também contratou uma certificadora para assegurar a credibilidade e a rastreabilidade de toda a cadeia, comprovando assim o ciclo e o reaproveitamento dos resíduos.

Sempre com olhar sustentável em seus processos de produção, a Ideal Work mantém há muito tempo um programa de descarte consciente, reciclou no ano passado quase 70 toneladas de tecido, papel e plástico vindos dos seus processos de produção e é uma das raras empresas do ramo a obter 100% de aprovação no programa ABVTEX de 2021, além de manter um Relatório Anual de Sustentabilidade. A empresa também tem uma eficiente política de diversidade, ou seja, já era ESG mesmo antes do termo virar tendência e ter a força que possui nos dias de hoje.

Até 2023, todas as cinco unidades fabris – Jandira (SP), Pilar do Sul (SP), Santo Antônio da Platina (SP), Macaé (RJ) e Cambuí (MG) – terão energia fornecida por placas solares (hoje já são três plantas).

Fonte: Redação | Foto: Divulgação.

https://guiajeanswear.com.br/noticias/economia-circular-empresa-bra...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 169

Responder esta

Respostas a este tópico

Vcs tem algum estudo sobre políticas públicas de sustentabilidade pra área têxtil e design moda?

sustentabilidade têxtil inspirada nos minimundos de arthur ...

https://seer.uniacademia.edu.br › article › pdf_48
PDF
Esta pesquisa é resultado do trabalho de conclusão do curso Tecnólogo em Design de Moda e tem como objetivo apresentar a criação de uma coleção de roupas.

A Sustentabilidade na Indústria da Moda - uBibliorum

PDF
de PC Mesquita · Citado por 3  No segundo capítulo, procurou-se entender o conceito de sustentabilidade organizacional, sustentabilidade na indústria da moda, algumas práticas sustentáveis ...
101 páginas

A economia circular e a sustentabilidade dos materiais na ...

https://www.revistas.udesc.br › index.php › article › view
de J Costa  Assim, define-se para esse estudo a investigação do panorama atual da Industria têxtil e a sustentabilidade da indústria da moda em relação ...

MODA E SUSTENTABILIDADE - RIC-CPS

PDF
de WMA SILVA · 2016  Uma nova área do design está em pleno desenvolvimento. Através desta nova área, ... Palavras-chave: Design têxtilModaSustentabilidade, inovação; Futuro.
57 páginas



Maria Adelia Pessoa Colliet disse:

Vcs tem algum estudo sobre políticas públicas de sustentabilidade pra área têxtil e design moda?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço