Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Eficiência produtiva impacta na margem de lucro da empresa?

Uma empresa que não tem eficiência da produção atua de maneira lenta e com elevados custos que colocam a margem de lucro em níveis preocupantes. Para promover soluções de qualidade na indústria têxtil é preciso focar na produção sem desperdícios e em processos que não ignorem o poder da tecnologia.

Entenda quais ações precisam ser implementadas para alcançar esse e como eles influenciam diretamente na sua margem de lucro.

 

O que é eficiência produtiva?

A eficiência da produção é um conceito que se refere a aumentar a sua capacidade produtiva, ao mesmo tempo em que utiliza menos recursos. Sendo assim, é sobre a sua indústria conseguir racionalizar os recursos financeiros e de matéria-prima para otimizar a linha de produção, de maneira que alcance a máxima produtividade (de acordo com a demanda) pelo mínimo custo possível.

Há empresas que produzem muito, mas com altos custos ou baixa qualidade dos produtos. Ser eficientemente produtivo é uma das principais estratégias de evitar prejuízos financeiros e desperdícios de insumos.

 

Ser eficientemente produtivo é uma das principais estratégias de evitar prejuízos financeiros e desperdícios de insumos. 

 

Implantar estratégias que visam a eficiência produtiva está diretamente relacionado ao aumento da sua margem de lucro, considerando que esse conceito impacta não somente na diminuição de perdas, mas na experiência do seu cliente e valor agregado dos seus produtos.

 

Quais são as ações necessárias para alcançar a eficiência da produção?

Durante o seu processo de gestão que busque por eficiência da produção, não se pode ignorar que a sua mão de obra é humana e que, por isso, há limitações. Nesse sentido, se faz necessário adotar maquinários eficientes e modernos, tecnologias que otimizem a sua produção e conceitos da indústria 4.0. 


Estágios da Indústria 4.0 segundo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT. Fonte: claudioperin.com.br

 

Dito isso, existem alguns ajustes e ações que devem atentar para alcançar a eficiência produtiva no seu negócio. Entenda quais são para colocar em prática.

Invista em tecnologia

Não há mais espaço no mercado para as empresas que atuam predominantemente por meio de processos manuais e arcaicos. Isso gera atraso produtivo e uma gestão falha. Principalmente, no setor têxtil que é tão volátil e imediatista, o conceito de indústria 4.0 não pode ser ignorado em um sentido de sobreviver no mercado.

A tecnologia pode, e deve, ser implantada em diferentes departamentos e atividades. Para começar, destacamos máquinas que otimizem a sua produção, como em acabamentos, tinturaria, estamparia, tecelagem e durante a confecção. É inviável, para não dizer impossível, alcançar a eficiência da produção sem contar com esse tipo de solução.

Outros modelos de automação são por meio de softwares, como o ERP atua na gestão integrada de informações, e CRM que administra toda a sua relação com os clientes.

Tenha uma equipe qualificada

De nada adiantará ter os melhores recursos em questão de maquinário e tecnologia se os seus colaboradores são não qualificados, bem-treinados e engajados. E não estamos falando somente da equipe produtiva, mas de todos os envolvidos da empresa.

Nesse sentido, o melhor, e mais econômico, a ser feito é aplicar treinamentos sempre que uma solução for implantada, oferecer cursos de reciclagem e, principalmente, criar um ambiente saudável de desenvolvimento profissional, pois é um aspecto em comum de empresas bem-sucedidas que atuam com profissionais engajados e proativos que propõem medidas de melhorias.

 Atue com visão integrada

Manter uma abordagem e funcionamento sistêmico, ou integrado, da empresa é sobre tratar os processos como um só e não de maneira isolada. O setor de vendas deve funcionar diretamente ligado e em harmonia com a sua produção, enquanto o setor de relacionamento com o cliente influencia no financeiro, campanhas de marketing e produção.

Em outras palavras, a eficiência da produção precisa considerar todos os dados e informações para atuar com menores custos e capacidade produtiva máxima. Se algum setor está isolado ou desconexo, a produção certamente estará desalinhada.

Identifique os gargalos

Para aplicar as melhores soluções que promovam a eficiência da produção têxtil é preciso identificar quais atividades, produtos ou setores estão em deficiência produtiva e muitos gargalos.

Essa identificação deve ser feita por meio de um mapeamento de processos ou pela análise SWOT, que revela as suas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças internas e externas.

Como esses ajustes e ações influenciam na margem de lucro?

De modo geral e direto, a medida em que você implanta processos que otimizem a sua produção e consumam custos mínimos, a sua empresa ganha eficiência produtiva e reduz custos operacionais. Em resultado, os desperdícios e perdas são transformados em valor, ou seja, lucro.

Em outras palavras, a sua margem de lucro é influenciada pelos custos necessários na produção e capacidade produtiva. Quando esse primeiro indicador é diminuído, e o segundo elevado, os seus ganhos são potencializados tanto no sentido de vendas quanto de menores despesas envolvidas.

 

A eficiência da produção permite que o seu negócio cresça de maneira linear e saudável, ou seja, como um todo.

 

Esse desenvolvimento mediante adequação aos novos modelos operacionais é um dos requisitos para se manter ativo no mercado e para aproveitar ao máximo as oportunidades do setor.

Agora, aproveite para conferir alguns problemas que afetam a eficiência produtiva e instabilidade da maté...

Volnei Mathias

Coordenador Comercial Técnico

Exibições: 213

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço