Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O dia 20 e um de julho de 2015, sem dúvida será uma data lembrada pelos amantes do jeans, com um misto de tristeza, admiração e gratidão. Foi neste dia, em que o homem que acrescentou à peça mais icônica da moda, um ingrediente chave que garantiu sua contínua evolução e expansão que conhecemos. Elio Fiorucci, o homem por trás do jeans stretch, foi encontrado morto aos oitenta anos ontem pela manhã, em sua casa em Milão.
A trajetória de Elio começou no ano de 1967, quando o estilista começou a produzir algumas peças inicialmente inspirado no estilo sessentista, na época em evidência em Londres. Mas o que realmente constriui sua fama foram as suas interpretações de jeans stretch ajustados à silhueta, resultado de uma inspiradora viagem de Fiorucci para a ilha de Ibiza, na Espanha, hoje conhecida como uma das capitais mais badaladas da Europa. Ele ficou impressionado em como o jeans vestia melhor a silhueta feminina, e teve a idéia de recriar o mesmo efeito.

Na época em que a androginia da silhueta feminina ainda predominava como ideal de beleza, e o espelhado no visual da modelo Twiggy, Fiorucci introduziu o seus jeans com elastano para revelar as curvas da mulher. Além de ser um grande hit da década de setenta, seu design alcançou expansão global, e assim o estilista abriu sua primeira loja em Nova Iorque, na 59th Street. Elio teve clientes famosos, como Andy Warhol, o artista e cineasta que liderou a Pop Art, a atriz inglesa e diva do cinema norte-americano Liz Taylor, e a cantora e atriz ícone dos anos 80, Cher.

Em 2003 Fiorucci passou a utilizar esse mesmo espaço, para patrocinar e inspirar outros artistas, como o DJ Andrew Andrew. O rei do jeans com elastano havia voltado às atividades, com a criação das marcas “Love Therapy” e “Baby Angel”, e segundo depoimentos de seu escritório, gozava de boa saúde.



Elio Fiorucci foi o responsável por dar o grande pontapé inicial, o qual permitiu a mobilidade ao jeans. Se hoje assistimos os fabricantes desenvolvendo sortimentos de denim com flexibilidade mais avançada, e adequando o uso do jeans para prática de Yoga, ginástica e até pilates; heis aqui o grande responsável por toda essa trajetória, que continua a evoluir abocanhando o espaço da moda fitness, dos moletons e das malhas no guarda-roupa global. Nós, do GuiaJeanswear, compartilhamos com esse texto, e com as imagens históricas e atuais da nossa galeria, uma sincera homenagem.

Exibições: 259

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço