Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Elvis Presley é indiscutivelmente o rei do Rock, e apesar de sua morte ha mais de 36 anos, ele continua aclamado e conhecido em todo o mundo. Segundo os historiadores, o marco zero do rock se deu em julho de 1954, quando um jovem caminhoneiro chamado Elvis Presley entrou nas dependências do Sun Studios, em Memphis, e gravou “That’s Allright Mamma”. Considerado uma das figuras mais emblemáticas da cultura popular do século XX, onde o rockabilly, aliado ao seu talento, carisma, beleza, natural sensualidade e bom humor o tornou inesquecivelmente amado por milhões de pessoas ate os dias atuais.

Bonito, talentoso e carismático, ele era o homem certo no momento certo: foi o mensageiro que apresentou o rock'n rool ao mundo, misturando batidas de country e rhythm and blues. Um branco de voz negra e, por isso mesmo, "aceitável" para a América dos anos 50. “Eu agradeço a Deus por Elvis Presley. Ele abriu as portas para muitos de nós", disse o negro Little Richard, um dos grandes pioneiros do rock. Porem, a sociedade norte-americana demorou bastante para aceitar aquele branco que cantava e dançava como um negro, e em uma de suas primeiras apresentações na TV, as câmeras o filmaram apenas da cintura para cima, sem mostrar aquele quadril determinado a rebolar freneticamente.

 

 

Na moda, a sua influência é bem maior do que a maioria dos fashionistas gostariam de admitir, onde a atitude, as roupas e jóias de Elvis entraram para a história da música e do mundo fashion, influenciando o visual dos Beatles, de Katy Perry e até da princesa Diana.

 

O astro imortalizou o macacão com capa, as pedras preciosas, as correntes de ouro e suas fartas costeletas foram copiadas infinitamente pelos jovens da época. Podemos observar também, itens básicos de nosso guarda roupas popularizados por Elvis e pelos atores James Dean e Marlon Brandon, a exemplo da calça jeans, da camiseta branca e da jaqueta de couro estilo aviador onde tiveram seu uso intensificado, graças ao final da guerra e do racionamento de produtos têxteis, que contribuíram para a ascensão do "american way of life", onde a moda encontrou o cenário ideal para crescer na década de 1950.

 

O garoto de visual comportado do sul dos Estados Unidos, que se apresentava de terno e gravata, deu lugar ao jovem contestador de roupas de couro e se tornou um fenômeno que determinou o look dos anos 1970, onde seu estilo combinava perfeitamente com a era da discoteca, com as estrelas do rock cross-dressing responsáveis pela explosão emergente da moda em todo o mundo. A jaqueta de couro que aparece na capa do álbum “Real Live”, de Bob Dylan, e o macacão de James Brown usado nos anos 1970, foram sem duvida influenciados pela moda de Elvis Presley. Ícone em sua época, Elvis e sua maneira extravagante de vestir, foram responsável por tornar a moda mais próxima das ruas e onde, antes dele, um homem não vestiria uma camisa, um cinto ou meias cor de rosa. O rei também apreciava muito em seu guarda-roupa, as camisas artesanais, as roupas casuais, muitas jóias e sapatos feitos sob medida. Elvis usava o topete no cabelo muito antes do penteado virar moda.

 

Desfile de moda masculina primavera/verão 2011 de Versace inspirado no rock'n roll e em Elvis Presley.

 

 

Atualmente, a cantora Katy Perry, quando de sua apresentação no American Idol, por exemplo, usou um macacão bastante similar ao de Elvis, branco e com muitas pedras coloridas. Podemos citar ainda no es de peso, como Elton John, Tom Petty, Trisha Yearwood, Robert Plant, Bon Jovi, Clash, Joan Jett, Carrie Underwood, Bruce Springsteen, Joe Perry, Billy Joel, The Beatles, Justin Timberlake, Ricky Nelson que se inspiraram no Rei do Rock para criar seu visual, tanto que os artistas aqui citados, cederam peças de seus figurinos para a exposição ICON : The Influence of Elvis Presley Presented by Fender em Graceland, a mansão em Memphis, nos Estados Unidos, onde o cantor viveu e que hoje é um museu com o acervo do astro. Seu estilo foi inspiração para os desenhos de roupas, a exemplo do "Elvis Dress" da estilista Catherine Walker, uma das preferidas da Princesa Diana, que usou por diversas vezes o look inspirado no astro.

 

Katy Perry, quando de sua apresentação no American Idol usou um macacão inspirado no jumpsuit de Elvis Presley.

 

"Elvis Dress", de Catherine Walker, uma das estilistas preferidas da Princesa Diana, que usou diversas vezes o look inspirado no astro.

 

 

Em janeiro de 2012, por exemplo, a coleção de inverno do estilista Fause Haten, exibida no SPFW, foi inspirada no Rei do Rock. E seu estilo batizou até mesmo desenhos de roupas, como o Elvis Dress, de Catherine Walker, uma das estilistas preferidas da Princesa Diana, que usou diversas vezes o look inspirado no astro. No ano passado, em 2013, a americana Opening Ceremony fez homenagem ao eterno rei do rock através de hits da DKNY que foram reeditados e onde a coleção da marca moderninha apresentou camisetas e moletons com referências ao universo do ídolo. “Heartbreak Hotel” por exemplo, virou estampa com corações partidos, "Love Me Tender” foi parar nas costas de uma jaqueta jeans, alem de ilustrações em still com o próprio Elvis no filme “Jailhouse Rock” (1957).

 

Coleção de inverno do estilista Fause Haten, exibida no SPFW, foi inspirada no Rei do Rock.

 

A grife americana Opening Ceremony fez homenagem ao eterno rei do rock através de hits da DKNY que foram reeditados e onde a coleção da marca moderninha apresentou camisetas e moletons com referências ao universo do ídolo.

 

 

Elvis, suas escolhas de moda e seu figurino foram de grande impacto, e seu estilo se mantém vivo ainda no século XXI. Mais vivo do que nunca.

 

topete de Elvis copiado até hoje.

 

estilo do Rei.

 

 

 

 

Exibições: 1266

Responder esta

Respostas a este tópico

E o Rei, e ponto final 

Vanguardista!

Incrível!

Elvis sempre Elvis bons momentos eu passei.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço