SÃO PAULO - Iniciando a cobertura para as ações da Coteminas (CTNM4), a Tecnica Assessoria de Investimentos calculou a partir da evolução dos resultados e das perspectivas da empresa um preço-alvo para as ações em R$ 7,42 ao final do ano, o que significa um potencial de upside de 107,26% em relação ao fechamento de 18 de fevereiro. Diante do alto potencial de valorização, eles recomendam a compra dos papéis da empresa.
Os analistas Renato Assunção Campos e Harold Thau, que assinam o relatório da consultoria, destacam que o fato da empresa ter descontinuado parte de suas operações em 2010 implicou na reversão dos prejuízos das operações continuadas nos 9 primeiros meses de 2012.
Outro ponto destacado por Campos e Thau é a necessidade de redução dos custos de fabricação, que foram os principais responsáveis pelo mau desempenho nos últimos anos e foram influenciados por parte dos ativos da Springs Global Participações, adquiridos em 2006 e hoje descontinuados.
Coteminas se reorganiza e venda operações deficitárias; Tecnica vê um upside de 107% para as ações (ThinkStock)A Tecnica também destaca o maior foco nas atividades de varejo - que passaram de 10% para 20% desde 2009 -; a reestruturação das unidades produtivas a partir da venda ou descontinuação de operações pouco rentáveis; o aumento da capacidade produtiva e o desenvolvimento de projetos imobiliários; e o aumento da participação do mercado interno, que possui melhores perspectivas de crescimento.
Atenção ao câmbio
Porém, nos últimos anos a empresa teve um aumento considerável do endividamento e atualmente tem uma exposição alta à oscilação cambial, tanto em termos de custos, quanto de receitas. Além disso, preocupam a corretora as incertezas sobre o processo de reorganização do grupo, a venda das operações deficitárias e o mau desempenho da companhia nos últimos anos.
Mesmo assim, para os próximos dois anos, a corretora projeta um avanço de 16,90% e de 12,00% na receita líquida, respectivamente. Para os três anos seguintes - 2014 à 2016 -, é esperado um crescimento anual médio de 10,67%.
História
A Companhia foi fundada em 1967 e é controlada pela família de José Alencar Gomes da Silva, que detém mais de 50,0% das ações ordinárias. Desde 2006, a companhia realizou uma série de aquisições e associações com a Springs Industries, passando a deter cerca de 70,0% do controle da Springs Global Participações, cujos negócios contribuem com mais de 60,0% das vendas consolidadas da Companhia.
Atualmente, a Coteminas se dedica, por meio de suas subsidiárias, à fiação, tecelagem, acabamento e confecção de tecidos para a fabricação de roupas em geral, roupas de banho e de cama. A empresa possui unidades de produção no Brasil, Estados Unidos, Argentina e México. De 2009 a 2012, o número de lojas da empresa saltou de 103 para 250
Fonte:|http://www.infomoney.com.br/coteminas/noticia/2681715/reorganizacao...
.
.
.
.
.
.
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui
Tags:
Muito difícil acreditar que na atual conjuntura uma empresa dobre seu valor, mas existem crédulos para tudo!
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por