Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em Riacho, artesãs participam de projeto de reciclagem de tecidos

Projeto "Mulheres de Argila" começou na cidade de Caruaru, em 2011.
Vinte mulheres participam de um curso com três meses de duração.

Dezenas de toneladas de lixo sobram das indústrias de confecção do estado todo mês. O que poderia poluir o meio ambiente vira artesanato nas mãos de artesãs. Com muita habilidade, elas transformam tiras de jeans em bolsas, carteiras e tapetes.

 90% da população da cidade trabalha no setor têxtil. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca) 90% da população da cidade trabalha no setor têxtil.

O grupo faz parte do projeto "Mulheres de Argila", que começou em 2011, no Bairro Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Desde a semana passada, artesãs de Riacho das Almas estão participando de um treinamento para que a cidade ganhe um núcleo. De acordo com a Secretaria de Tecnologia e Ciência, 90% da população da cidade trabalha no setor têxtil. "Com base nesse dado, nós sabemos que em quase todas as casas existe uma confecção de roupas para outras empresas ou estilistas", disse o secretário Gustavo André Lucena.

O curso tem duração de três meses. Nesse tempo, as 20 mulheres têm aulas de assuntos diversos. "Elas têm aulas de associativismo e cooperativas, liderança, sustentabilidade, tear e outros. Quando terminar esse curso, nós teremos mulheres capazes de liderar esses pequenos grupos aqui em Riacho", diz a coordenadora do projeto, Gilvaneide Silva.

A parte prática pode até parecer fácil, mas elas garantem que requer muita atenção. "Tem que ficar atenta para ficar bem alinhado e não ficar torto a trama. Tem que ficar um tecido bem bonito", diz a artesã Rejane de Lima. O projeto também é uma oportunidade de trabalho. Muitas delas, como Maria de Lurdes, nunca tiveram um emprego. "Vai ajudar a ter um futuro melhor para minha família porque a gente vai ter uma renda", disse.

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2013/09/em-riacho-art...

Exibições: 353

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço