Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em Santa Bárbara d'Oeste, setor têxtil demitiu mais de 1.000 em 2013

Arquivo SindicatoAs indústrias têxteis de Santa Bárbara d’Oeste já demitiram 1.138 trabalhadores este ano, segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis. O presidente da entidade, Cláudio Peressim, e o presidente do patronal Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré), Dilézio Ciamarro, se uniram na utilização da tribuna da Câmara de SB na sessão desta terça-feira, 26, para expor as dificuldades do setor causadas pela importação dos tecidos e produtos chineses.

A crise têxtil tem se acentuado nos últimos anos culminando no fechamento de indústrias e postos de trabalho. De acordo com o IBGE, em todo o Brasil, de janeiro a setembro de 2013, o setor já demitiu aproximadamente 55 mil trabalhadores. “Essa concorrência com a China tem tirado a força do trabalhador têxtil, que não pode reivindicar aumento salarial digno por conta da situação difícil que a indústria vem passando. Dependemos de ações políticas que estanquem a entrada dos importados no país”, disse Peressim.

Dilézio destacou que o setor Têxtil é o segundo maior empregador, ficando atrás somente do setor de Construção Civil.  Em Santa Bárbara d’Oeste funcionam 183 indústrias têxteis que empregam cerca de 6 mil trabalhadores.

Mesmo diante da importância do setor para a economia nacional e local, Peressim lembrou que os têxteis vêm sofrendo com a concorrência chinesa há duas décadas e expôs para os vereadores barbarenses toda a luta pelo setor, como a paralisação da Anhanguera em 1995 e 2006, a criação da Frente Parlamentar do Setor Têxtil e recentemente o protesto em frente ao Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, onde foi realizada uma feira de produtos e tecidos chineses.

http://www.fsindical.org.br/portal/noticia.php?id_con=29053

Exibições: 329

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço